Curiosidades sobre o matemático francês Émile Borel

Curiosidades...

Curiosidades sobre o matemático francês Émile Borel 

Félix Edouard Justin Émile Borel (1871 – 1956) foi um matemático e político francês.

Borel, desde muito cedo, quis dedicar-se às ciências, em particular, estudar matemática e, por isso, ingressou na École Normale Supérieure. Enquanto estudava na universidade, cumpriu o serviço militar com os engenheiros de Montpellier

Em 1890, com apenas 19 anos publicou os seus dois primeiros artigos matemáticos.

Aos 22 anos termina o seu doutoramento e sobre a sua tese Collingwood em Emile Borel, J. London Math. Soc. 34 (1959), escreve:

“... the theory of measure, Borel's theory of divergent series, his theory of non-analytic continuation and the theory of quasi-analytic functions all derive from ideas which make their first appearance in this paper. And it contained the explicit statement and proof of the famous covering theorem which, quite inappropriately, acquired the name of the Heine-Borel theorem ...” 

Ainda com 22 anos foi nomeado professor titular da Universidade de Lille e em 1897 foi nomeado professor titular da École Normale Supérieure para lecionar a cadeira de Teoria das Funções, que ocupou até 1941. 

Em 1905 foi eleito presidente da Sociedade Francesa de Matemática e no ano de 1910 aceitou o cargo de vice-diretor da École Normale Supérieure.

Durante a Primeira Guerra Mundial, Borel voluntariou-se para o serviço militar e comandou uma bateria de artilharia, recebendo, em 1918, a Croix de Guerre pelos serviços prestados. O após guerra foi emocionalmente muito difícil para Borel, pois metade dos seus alunos foram mortos, e o seu filho adotivo (filho da sua irmã mais velha) também foi morto na guerra. 

Borel renunciou ao cargo de vice-diretor da École Normale Supérieure em 1920 e, este período marca uma mudança de direção na sua carreira e na sua investigação. 

Em 1921 foi eleito para a Académie des Sciences, tornando-se vice-presidente em 1933 e presidente em 1934. 

Também em 1921 foi nomeado para suceder Joseph Boussinesq na cadeira de Probabilidade e Física Matemática e, no ano seguinte, fundou o Institut de Statistique de l'Université de Paris (Instituto de Estatística da Universidade de Paris). 

Após a Primeira Guerra Mundial, a ciência francesa sofreu grandes perdas; faltavam recursos e contactos internacionais e, é neste contexto que Émile Borel na França e David Birkhoff nos Estados Unidos persuadiram patrocinadores americanos e franceses (a Fundação Rockfeller e Edmond de Rothschild respetivamente) a financiar a construção de um centro para palestras e intercâmbios internacionais em matemática e física teórica. É assim, que em 1928, nasce o Institut Henri Poincaré (o Centre Émile Borel agora faz parte do Instituto); Borel dirigiu este instituto por trinta anos.

Além dos muitos livros didáticos, Borel publicou mais de cinquenta artigos sobre o cálculo de probabilidades e uma série de artigos sobre teoria dos jogos tornando-se o primeiro matemático a definir jogos de estratégia. Num dos seus livros sobre probabilidades introduziu uma experiência mental divertida que ficou conhecida na cultura popular como o teorema do macaco infinito

Depois de 1924, Borel tornou-se ativo no governo francês servindo na Câmara dos Deputados da França (1924-36) e como Ministro da Marinha (1925-40). 

Durante a Segunda Guerra Mundial, foi membro de La Résistance, tendo sido preso em Fresnes por um mês, em 1941. Mesmo depois de ter sido preso continuou a trabalhar para a Resistência Francesa. Após a guerra, recebeu a Médaille de la Résistance com roseta e a Grand Croix Légion d'Honneur

Borel além de ter dado valiosas contribuições para o conhecimento da teoria da relatividade de Einstein, é mais conhecido por ter criado a primeira teoria da medida de conjuntos de pontos. Os trabalhos de Émile Borel, René Baire e Henri Lebesgue marcaram o início da teoria moderna das funções de uma variável real. 

Em 1946, aos 75 anos, Borel publicou o fascinante livro Les paradoxes de l'infini.

Borel foi ainda eleito membro do Bureau des Longitudes em 1946 e presidente do Comité de Ciência da UNESCO em 1948. 

Pelo seu trabalho científico, recebeu a primeira medalha de ouro do Centre National de la Recherche Scientifique em 1955.

 

Fonte: https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Borel/

               https://en.wikipedia.org/wiki/%C3%89mile_Borel

Por Adília Marinho

 

Publicado/editado: 07/01/2021