Curiosidades sobre o matemático húngaro-americano John von Neumann (1903 – 1957)

Curiosidades...

John von Neumann (1903 – 1957) foi um matemático húngaro-americano. 

John von Neumann construiu uma estrutura sólida para a mecânica quântica. Trabalhou em teoria dos jogos, estudou o que hoje é chamada de Álgebra de von Neumann e foi um dos pioneiros da ciência da computação, fazendo contribuições significativas para o desenvolvimento do design lógico. 

Shannon escreveu:

"Von Neumann passou uma parte considerável dos últimos anos da sua vida a trabalhar em [teoria dos autómatos]. (…) Envolvendo uma mistura de matemática pura e aplicada, bem como outras ciências, a teoria dos autómatos era um campo ideal para o intelecto abrangente de von Neumann. Von Neumann trouxe novos esclarecimentos e abriu pelo menos duas novas direções de investigação.”

Von Neumann avançou na teoria dos autómatos celulares, defendeu a adoção do bit como uma medida de memória do computador e resolveu problemas na obtenção de respostas confiáveis de componentes de computador não confiáveis.

Deixamos o vídeo do canal Computerphile com o Professor David Brailsford (School of Computer Science and Information Technology, University of Nottingham) que nos fala de Von Neumann e da sua obra. Extremamente interessante. Não vai querer perder!

 

Fonte: https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Von_Neumann/

 

Por Adília Marinho

Publicado/editado: 28/12/2021