Curiosidades sobre o matemático húngaro János Bolyai (1802 – 1860)

Curiosidades...

János Bolyai (1802 – 1860) foi um matemático húngaro.

János foi um prodígio da matemática. Quando tinha quatro anos, já distinguia algumas figuras geométricas, conhecia a função seno, e conseguia identificar as constelações mais conhecidas. Aos cinco anos aprendeu, praticamente sozinho, a ler e aos sete anos começou a tocar violino começando logo a tocar peças de concerto difíceis. 

O pai de János era Farkas Bolyai, um professor de matemática com prestígio e amigo de Carl Gauss. Em 1816 Farkas escreveu a Gauss pedindo que o filho morasse em sua casa para que pudesse receber a melhor educação matemática possível. Gauss, porém, rejeitou a ideia.

János ingressou, aos 16 anos, no Royal Engineering College, em Viena, e terminou o curso de Engenharia Militar, de sete anos, em apenas quatro. Bolyai foi um excelente aluno, mas também teve tempo para se tornar um desportista excecional continuando a levar o estudo de violino a sério, apresentando-se enquanto estava em Viena. 

Passou um total de 11 anos no serviço militar e era conhecido por ser o melhor espadachim e dançarino do Exército Imperial Austro-Húngaro. Também falava nove línguas estrangeiras, incluindo chinês e tibetano.

Em 1820 os seus cadernos mostravam já o desenvolvimento das ideias básicas da geometria hiperbólica. A 3 de novembro de 1823, numa carta ao pai disse-lhe que tinha:

“... created a new, another world out of nothing...”.

Em 1824 existem evidências que sugerem que desenvolveu a maior parte do que apareceria no seu tratado, um sistema completo da geometria não euclidiana. 

No início de 1825, Bolyai explicou as suas descobertas ao pai que compreendendo a dimensão e a importância deste trabalho encorajou-o a publicá-lo no Apêndice do seu livro (de Farkas Bolyai), o Tentamen.

Gauss ao tomar conhecimento do trabalho de János referiu numa carta a um amigo:

“I regard this young geometer Bolyai as a genius of the first order.”

Para Farkas Bolyai, no entanto, Gauss desencoraja János, ao escrever:

"To praise it would amount to praising myself. For the entire content of the work ... coincides almost exactly with my own meditations which have occupied my mind for the past thirty or thirty-five years."

Além do seu trabalho em geometria, Bolyai desenvolveu um conceito geométrico rigoroso de números complexos como pares ordenados de números reais. 

János deixou mais de 20 000 páginas de manuscritos de trabalho matemático, quando morreu de pneumonia aos 57 anos. 

János Bolyai foi um pioneiro e cofundador da geometria não euclidiana.

Com János Bolyai surgiu a chamada Geometria Hiperbólica.

Deixamos o vídeo The Story of Maths - Episode 3 - The Frontiers of Space onde entre os minutos 41:23 e 47:07 Marcus du Sautoy nos fala de János Bolyai.

 

Fonte: https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Bolyai/

 

Por Adília Marinho

 

Publicado/editado: 15/12/2021