Curiosidades sobre o matemático inglês Alan Mathison Turing (1912 – 1954)

Curiosidades...

Alan Mathison Turing (1912 – 1954) foi um matemático inglês.

Alan Turing foi criptógrafo e pioneiro na ciência dos computadores. 

Em 1936 publicou On Computable Numbers, with an application to the Entscheidungsproblem. É neste artigo que Turing apresenta a agora chamada de "máquina de Turing". Talvez a característica mais notável do trabalho de Turing na “máquina de Turing” foi ter descrito um computador moderno antes que a tecnologia tivesse alcançado o ponto em que a construção se tornasse realidade. 

Em 1938 foi contratado pelo Government Code and Cypher School, em Bletchley Park, para ajudar na decifração dos códigos alemães Enigma. Quando a guerra foi declarada em 1939, Turing mudou-se definitivamente para Bletchley Park. Turing foi fundamental na descodificação de mensagens criptografadas pelas máquinas Enigma, cada vez mais complexas. Desenvolveu em conjunto com o matemático Gordan Welchman, a máquina Bombe que foi fulcral na descodificação dos códigos alemães. Em meados de 1941, a abordagem estatística de Turing e as informações capturadas culminaram na descodificação dos sinais da marinha alemã em Bletchley. Este acontecimento foi fulcral na Batalha do Atlântico pois ajudou as frotas aliadas (os comboios do Atlântico, tão essenciais para a condução do esforço de guerra dos Aliados), salvando milhares de vidas e abreviando também o período de guerra. 

É de realçar que Alan Turing também foi um biólogo teórico que desenvolveu algoritmos para tentar explicar padrões complexos da natureza usando inputs simples e flutuações aleatórias.

A 19 de novembro de 2019, o matemático francês Benoît Perthame apresentou a palestra: Turing and patterns in nature no Centro Internacional de Conferências Hsu Shou-Chlien. O resumo da sua palestra refere o seguinte: 

“Alan Turing is most known for inventing cryptology and the decoding of the Enigma machine during the Second World War, thus founding the modern computer science. However, in 1952, two years before he committed suicide, he published a remarkable mathematical paper in which he describes a surprising mechanism which explains how patterns are formed during morphogenesis and early development of organisms. He introduces the concept of morphogen, a notion which was unknown at that time, and his theory will be reproduced experimentally only decades later. Turing structures are now observed in a number of natural phenomenon.

Deixamos um vídeo elucidativo sobre este tema, que nos mostra como o modelo de difusão-reação de Alan Turing simula padrões na natureza. A não perder!

 

Fonte: https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Turing/
https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Perthame/
https://bio.libretexts.org/Bookshelves/Evolutionary_Developmental_Biology/Evolutionary_Developmental_Biology_(Rivera)/07%3A_Patterning/7.1%3A_Turing_Patterns_to_Generate_Stripes_and_Spots

 

Por Adília Marinho

Publicado/editado: 23/06/2022