Curiosidades sobre o matemático inglês Alan Turing

Curiosidades...

Alan Turing (1912 – 1954) foi um matemático inglês.

Enquanto frequentou a escola pública, Turing foi criticado pela sua caligrafia, teve problemas com o inglês e até mesmo em matemática estava mais interessado nas suas próprias ideias. Apesar de produzir respostas não convencionais, Turing ganhou quase todos os prémios de matemática possíveis enquanto esteve em Sherborne.

Em 1931 Turing entrou no King's College, em Cambridge, para estudar matemática. 

Em 1936 publicou On Computable Numbers, with an application to the Entscheidungsproblem. É neste artigo que Turing apresenta uma máquina abstrata, agora chamada de "máquina de Turing", que se movia de um estado para outro usando um conjunto finito de regras precisas. Talvez a característica mais notável do trabalho de Turing na “máquina de Turing” foi ter descrito um computador moderno antes que a tecnologia tivesse alcançado o ponto em que a construção se tornasse realidade. 

Enquanto esteve em Princeton, Turing brincou com a ideia de construir um computador. De volta a Cambridge em 1938, logo após o seu retorno, foi contratado pelo Government Code and Cypher School, em Bletchley Park, para ajudar na decifração dos códigos alemães Enigma. Quando a guerra foi declarada em 1939, Turing mudou-se definitivamente para Bletchley Park. 

Turing foi fundamental na batalha contínua para descodificar mensagens criptografadas pelas máquinas Enigma, cada vez mais complexas. Desenvolveu em conjunto com o matemático Gordan Welchman, a máquina “Bombe” que foi fulcral na descodificação dos códigos alemães. Esta máquina foi baseada em trabalhos anteriores de matemáticos polacos, que desde o final de 1940 descodificavam todas as mensagens enviadas pelas máquinas Enigma da Luftwaffe. Em meados de 1941, a abordagem estatística de Turing e as informações capturadas culminaram na descodificação dos sinais da marinha alemã em Bletchley. Este acontecimento foi fulcral na Batalha do Atlântico pois ajudou as frotas aliadas (os comboios do Atlântico, tão essenciais para a condução do esforço de guerra dos Aliados), salvando milhares de vidas e abreviando também o período de guerra. 

Turing foi premiado com a Most Excellent Order of the British Empire em 1945 pela sua contribuição vital para o esforço de guerra.

No final da guerra, Turing foi convidado pelo National Physical Laboratory de Londres para projetar um computador. O seu relatório propondo o Automatic Computing Engine (ACE) foi apresentado em março de 1946. O projeto de Turing consistia num projeto original detalhado e num plano para um computador no sentido moderno. O tamanho de armazenamento que planeou para o ACE foi considerado extremamente ambicioso gerando atrasos na sua aprovação.

Refira-se que Turing também tinha interesses fora do mundo académico. Dedicou-se ao atletismo após o fim da guerra. Era um membro do Walton Athletic Club e venceu o seu campeonato de 3 milhas e 10 milhas em tempo recorde. Correu na maratona da AAA Championships em 1947 e ficou em quinto lugar.

Em 1950, Turing publicou Computing machines and intelligence in Mind. Um trabalho notável da sua mente brilhantemente inventiva, que parecia prever as questões que surgiriam com o desenvolvimento dos computadores. Estudou problemas que hoje estão no cerne da inteligência artificial. Foi neste artigo que propôs o “Teste de Turing”, que ainda hoje é o teste que se aplica na tentativa de responder se um computador pode ser inteligente. Warwick, refere em Biography in Dictionary of Scientific Biography (New York 1970-1990):

“... he became involved in discussions on the contrasts and similarities between machines and brains. Turing's view, expressed with great force and wit, was that it was for those who saw an unbridgeable gap between the two to say just where the difference lay.”

Em 1952 Turing foi preso por violação dos estatutos britânicos de homossexualidade, quando relatou à polícia detalhes de um caso homossexual. Turing foi à polícia porque foi ameaçado de chantagem. Foi julgado como homossexual a 31 de março de 1952, sem oferecer defesa, a não ser que não via nada de errado nas suas ações. Considerado culpado, recebeu a alternativa entre a prisão ou injeções de estrogénio por um ano, Turing aceitou tomar as injeções. 

A operação de descodificação em Bletchley Park tornou-se a base para o novo trabalho de descodificação e inteligência no Government Communications Headquarters (GCHQ). Com a guerra fria, esta operação tornou-se importante e Turing continuou a trabalhar em segredo para o GCHQ. 

Turing morreu de envenenamento por cianeto de potássio enquanto fazia experiências de eletrólise. O cianeto foi encontrado numa maçã meia comida ao lado dele. Um inquérito concluiu que foi autoadministrado, mas a mãe sempre afirmou que foi um acidente. 

Em 2013, por sugestão do governo que atuou movido por um pedido popular, a Rainha Isabel II concedeu o perdão póstumo a Alan Turing.

Em 2014 estreou o filme "The Imitation Game" que conta a história de Alan Turing. Este filme venceu o Óscar de melhor argumento adaptado.

Em memória de Alan Turing foi criado no espaço público de Sackville Park, em Manchester, o seguinte monumento em sua homenagem. 

Terminamos com a informação do Público, de que a partir de hoje, 23 de junho de 2021, data do seu aniversário, entram em circulação as novas notas de 50 libras com o rosto de Alan Turing.

Estas notas apresentam uma citação de Turing, sobre o aumento da inteligência da máquina:

“This is only a foretaste of what is to come and only the shadow of what is going to be.” 
(Isto é apenas uma antecipação do que está para vir, e apenas a sombra do que vai ser.)
 

Fonte: https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Turing/

 

Por Adília Marinho

Publicado/editado: 23/06/2021