Curiosidades sobre o matemático inglês Peter Hilton (1923 – 2010)

Curiosidades...

Peter John Hilton (1923 – 2010) foi um matemático inglês.

Peter Hilton foi fez importantes contribuições para a teoria da homotopia. É mais conhecido pelos seus livros didáticos e pelo seu trabalho como decifrador de códigos na Segunda Guerra Mundial.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Peter Hilton, estudante de matemática, na altura, foi contratado para descodificar mensagens secretas alemãs criptografadas pelas famosas máquinas Enigma. Hilton considerou sempre que a altura mais emocionante da sua carreira foi a do tempo que passou em Bletchley Park onde conheceu Turing, Henry Whitehead, Max Newman, entre outros. Hilton dava-se especialmente bem com Whitehead com quem frequentemente partilhava uma ou duas cervejas. Quando a guerra acabou, Hilton foi convidado a regressar a Oxford como aluno de investigação de Whitehead, cujo campo de investigação era a topologia. 

Mesmo assim, os seus interesses matemáticos eram amplos. Hilton concluiu o seu mestrado em Oxford em 1948 e, dois anos depois, o seu doutoramento. Durante este período assumiu um cargo na Universidade de Manchester (1948-52) e em 1952-55 esteve em Cambridge onde obteve o seu segundo doutoramento, regressando a Manchester em 1956 como professor senior. 

Durante a maior parte da sua vida profissional, Hilton foi investigador e professor de topologia, em várias universidades britânicas e depois nos Estados Unidos.

Hilton tinha conhecido em Bletchley Park Shaun Wylie e, juntos escreveram o livro: Homology theory: An introduction to algebraic topology, publicado em 1960. Este livro rapidamente se tornou um dos clássicos sobre o assunto. Hilton continuou a escrever vários outros textos de investigação, fazendo contribuições importantes na teoria da homotopia. Deixou 15 livros e mais de 600 artigos.

Hilton também se interessou por educação e foi o primeiro vice-presidente da Mathematical Association of America, uma organização para professores. Foi consultor do Workshop de Televisão Infantil (agora o Sesame Workshop). Recebeu vários prémios, incluindo a medalha de prata da Universidade de Helsinque e três doutoramentos honorários.

Hilton era um homem de energia ilimitada, uma personalidade jovial que tinha tempo de sobra para quem partilhava do seu amor pela matemática. 

Como curiosidade refira-se que Peter Hilton foi representado pelo ator Matthew Beard no filme The Imitation Game que estreou em 2014:

 

Fonte: https://www.theguardian.com/science/2010/dec/02/peter-hilton-obituary
            https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Hilton/

 

Por Adília Marinho  

Publicado/editado: 07/04/2022