Curiosidades sobre o matemático italiano Fibonacci (1170 - 1250)

Curiosidades...

Leonardo de Pisa ou Fibonacci (1170 – 1250) foi um matemático italiano.

Leonardo de Pisa, mais tarde conhecido por Fibonacci, desempenhou um papel importante na revivificação da matemática antiga e fez contribuições significativas por conta própria.

O seu famoso livro “Liber Abaci” (que significa “Livro de cálculo”) de 1202 introduziu o sistema decimal indo-árabe com valor de posição e o uso de algarismos indo-arábicos na Europa. Os algarismos arábicos ou indo-arábicos, foram criados e desenvolvidos pela Civilização do Vale do Indo. Na altura este sistema de numeração foi impulsionador de significativos e importantes avanços na matemática.

No dia 23 de novembro comemora-se o Dia de Fibonacci.  Este dia foi escolhido devido à data 11/23 (mês/dia) corresponder aos primeiros números da conhecida Sucessão de Fibonacci: 1,  1,  2,  3,  5,  8,  13,  21,  34,  55,  89 …

Esta sucessão foi divulgada por Fibonacci no seu livro Liber Abaci , introduzindo-a na matemática da Europa Ocidental, apesar de já ser conhecida na matemática indiana. A sequência de números surge num exemplo que envolve um casal de coelhos que procria num cenário ideal e a evolução do número de casais de coelhos criados a partir desse casal. Foi deste modo que a sequência numérica foi introduzida e difundida pelo mundo ocidental:

“Um homem tem um par de coelhos num determinado local, inteiramente cercado por uma parede. Queremos saber quantos pares serão criados a partir dele num ano, se a natureza destes coelhos é tal que eles criam um outro par a cada mês e começam a se reproduzir no segundo mês após o seu nascimento. ...”

Conheça o jornal “Fibonacci Quarterly”. Este jornal científico dedica-se ao estudo da matemática ligada à sucessão de Fibonacci, que aparece em muitas áreas diferentes da matemática e das ciências.

Na Natureza conseguimos descobrir alguns padrões numéricos, mas a sequência de Fibonacci aparece com muita frequência, será coincidência?

Para muitos, Fibonacci foi o primeiro grande matemático da Europa da Idade Média.

Deixamos o vídeo de Eduardo Sáenz de Cabezón sobre a Sucessão de Fibonacci.

 

Fonte: https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Fibonacci/
            https://pt.wikipedia.org/wiki/Liber_Abaci

 

Por Adília Marinho

Publicado/editado: 23/11/2021