Curiosidades sobre o matemático norte-americano Stephen Smale

Curiosidades...

Stephen Smale (1930) é um matemático norte-americano.

Stephen Smale recebeu a medalha Fields no Congresso Internacional de Moscovo em 1966 pelo seu trabalho em geometria diferencial.

Um dos resultados mais impressionantes de Smale foi o seu trabalho na conjectura generalizada de Poincaré. A Conjectura de Poincaré é um dos mais famosos problemas de matemática do século 20. Smale provou, em 1961, a conjectura de Poincaré para uma dimensão maior ou igual a 5. Mas a conjectura original permaneceu em aberto até ser resolvida por Grigory Perelman, que recebeu a medalha Fields em 2006 pela sua demonstração.

Refira-se que Smale à semelhança de Hilbert compilou em 1998 uma lista de 18 problemas matemáticos a serem resolvidos no século 21, os Problemas de Smale. Os Problemas de Smale contêm alguns dos problemas da lista original de 1900 de Hilbert, incluindo a Hipótese de Riemann e a segunda metade do décimo sexto problema de Hilbert, que ainda continuam abertos. Esta lista também inclui o problema P = NP e as equações de Navier-Stokes, que estão comtemplados como Millennium Prize Problems pelo Clay Mathematics Institute.

Entre os vários prémios que recebeu na sua longa carreira destacamos também o Wolf Prize em 2017: 

“... for his groundbreaking contributions that have played a fundamental role in shaping differential topology, dynamical systems, mathematical economics, and other subjects in mathematics.”

 

Fonte: https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Smale/
              https://en.wikipedia.org/wiki/Stephen_Smale

 

Por Adília Marinho

Publicado/editado: 15/07/2021