Curiosidades sobre o médico e matemático italiano Girolamo Cardano (1501 – 1576)

Curiosidades...

Girolamo Cardano (1501 – 1576) foi um médico e matemático italiano.

Cardano é famoso pela sua obra Ars Magna (1545). 

Ars Magna foi o primeiro tratado em latim dedicado exclusivamente à álgebra. Neste trabalho surge o método de resolução de equações de grau 3 que Cardano aprendeu com Niccolò Tartaglia e, o método de resolução de equações de grau 4 que atribuiu a Lodovico Ferrari.

Esta foi provavelmente a realização matemática mais importante do século XVI. Este livro continha uma variedade de métodos para resolver equações polinomiais e antecipou a descoberta de números complexos. 

Cardano demonstrou pela primeira vez que as soluções podem ser negativas, irracionais e, em alguns casos, podem envolver raízes quadradas de números negativos. 

No livro, Ars Magna Arithmetic, Cardano observou que  a raiz quadrada de 9  não era nem +3 nem –3, mas algum “terceiro tipo obscuro de coisa” (quaedam tertia natura abscondita). E assim, anunciou os números complexos ao mundo!

Além das principais contribuições de Cardano para a álgebra, ele também fez contribuições importantes para as probabilidades, hidrodinâmica, mecânica e geologia. 

Viciado no jogo, escreveu um livro sobre jogos de azar: Liber de Ludo Aleae que começou em 1526 e concluiu por volta de 1563. Este livro só foi publicado um século depois, em 1663. Com esta obra, Cardano faz a primeira incursão no, até então intocado, reino da teoria das probabilidades. É o primeiro estudo de como jogar dados, com base na premissa de que existem princípios científicos fundamentais que regem a probabilidade de alcançar o ‘duplo seis’, fora da mera sorte ou acaso.

Cardano foi o primeiro matemático a introduzir as ideias gerais da teoria das equações algébricas e a formular as primeiras leis da teoria das probabilidades. 

Conta-se que Cardano terá previsto corretamente a data exata da sua própria morte, mas conta-se também que conseguiu esse feito ao cometer suicídio nesse dia. 

Deixamos o vídeo: Girolamo Cardano - A Pioneer of Probability Theory de Robert Black que explica o trabalho iniciado por Cardano na teoria das probabilidades.

 

Fonte: https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Cardan/       
               https://pt.wikipedia.org/wiki/Girolamo_Cardano

 

Por Adília Marinho

Publicado/editado: 24/09/2021