Curiosidades sobre o programador e cientista de computadores norte-americano Kenneth Thompson

Curiosidades...

Curiosidades sobre o programador e cientista de computadores norte-americano Kenneth Thompson

Ken Thompson (sentado) e Dennis Ritchie (em pé) junto ao computador PDP-11

Kenneth (Ken) Thompson é um programador e cientista de computadores norte-americano nascido a 4 de fevereiro de 1943.

Em 1969, no Centro de Ciências de Computadores dos Laboratórios Bell, Kenneth Thompson inventou o sistema operativo UNIX em conjunto com Dennis Ritchie. O UNIX era um sistema operativo multitarefa, multiusuário e portátil, alternativo aos sistemas de processamento que dominavam na altura na indústria de computadores. Mais tarde, Thompsom criou a linguagem de programação B abrindo o caminho para a linguagem C de Ritchie. Esta linguagem foi introduzida no sistema, catapultando o sistema UNIX para o sucesso! A ideia por detrás da construção deste sistema estava na tentativa de simplificar o uso do computador. O sistema operativo da altura era muito complexo e por isso a ideia era construir um sistema operativo com menores dimensões e mais simples para computadores “mini”.

Conheça aqui a origem do UNIX, considerado o pai de todos os sistemas operativos! 

Em 2000 Thompson aposentou-se dos Laboratórios Bell e assumiu funções como engenheiro no Google, em 2006. No Google desenvolveu a popular linguagem de programação Go.

Foram muitas as honras e os prémios atribuídos a Ken Thompson, mas vamos realçar apenas os seguintes: Em conjunto com Ritchie ganhou o Prémio ACM A.M. Turing em 1983 e desde 2019 figuram ambos no National Inventors Hall of Fame.

Conheça um pouco melhor Ken Thompson e o seu trabalho no seguinte vídeo realizado para a National Inventors Hall of Fame.

Também pode assistir a um vídeo sobre o 47th Annual National Inventors Hall of Fame Induction Ceremony Highlights de 2019.

Nos Laboratórios Bell, em 1977, Ken Thompson e Joe Condon projetaram e construíram a "Belle", uma máquina para jogar xadrez conectada a um minicomputador. O hardware foi desenvolvido por Joe Condon e o software por Ken Thompson. Esta máquina revolucionou o xadrez de computador. 

O programa de xadrez do "Belle" (de Ken Thompson) venceu o World Computer Chess Championship (WCCC) em 1980. Neste torneio anual, programas de xadrez competem entre si. O evento é organizado pela International Computer Games Association.

 Joe Condon (em pé) e Ken Thompson (sentado) a trabalhar no projeto Belle

A título de curiosidade pode descobrir neste artigo a password de Ken Thompson, da UNIX, finalmente descoberta. Representava uma “jogada de abertura comum no Xadrez”. Pensamos que este acontecimento não deve ter deixado Ken Thompson muito satisfeito...

 

Fonte: https://ethw.org/UNIX
               https://www.youtube.com/watch?v=JoVQTPbD6UY
               https://pt.wikipedia.org/wiki/Ken_Thompson
               https://www.computerhistory.org/chess/stl-431e1a07c0d41/

Fotos retiradas de: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Ken_Thompson_(sitting)_and_Dennis_Ritchie_at_PDP-11_(2876612463).jpg 
                                          https://www.computerhistory.org/chess/stl-431e1a07c0d41/

 

Por Adília Marinho

Publicado/editado: 04/02/2021