Dia Internacional da Matemática com Magia no Colégio Casa Mãe, em Baltar no dia 14 de março de 2022

Notícias Clube SPM

O Dia Internacional da Matemática e Dia do Pi comemorou-se em todo o mundo na segunda-feira, dia 14 de março de 2022. 

Numa iniciativa conjunta, o Clube de Matemática da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), a Sociedade Portuguesa das Doenças do Movimento (SPDMov) e o Colégio Casa Mãe, em Baltar, comemoraram este dia com a palestra "Matemática Tem Magia!" pelo professor Carlos Marinho.

Assistiram a este evento mais de 500 alunos, distribuídos por 4 palestras. Alunos do 1.º ciclo, do 2.º ciclo e do ensino básico e secundário de uma forma entusiasta assistiram a momentos fora da caixa.

Com uma organização interna exemplar, estiveram presentes a Diretora D. Lídia, a Professora Anabela e a professora Elizabete Baía. Neste evento participaram ainda diversos professores de diferentes áreas disciplinares.

Carlos Marinho, professor de matemática (SPDMov) e Adília Gomes Marinho, Coordenadora do Clube de Matemática da SPM, realizaram esta ação conjunta, cumprindo o plano anual de atividades da SPDMov e do Clube de Matemática da SPM. Esta extensa plateia assistiu a inúmeros truques e ilusões usando exclusivamente a aplicação da matemática e dos seus conteúdos, alcançando o objetivo principal: implementar o gosto e a paixão pela matemática.

Ficou a promessa de um regresso a curto prazo com outros momentos únicos.

Como referiu Jorge Tolim “cada dia é um evento único; um acontecimento que não se repetirá”.

 

Por Adília Marinho

Publicado/editado: 24/03/2022