Dia Internacional da Matemática - Magia na Madeira - 17 de março

Notícias Clube SPM

O Dia Internacional da Matemática e Dia do Pi comemorou-se em todo o mundo no domingo, dia 14 de março de 2021. 

Numa iniciativa conjunta, o Clube de Matemática da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), a Sociedade Portuguesa das Doenças do Movimento (SPDMov) e a Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia do Funchal, na Ilha da Madeira, uniram-se três dias depois, no dia 17 de março, para comemorar este dia com a palestra "Matemática Tem Magia!".

Assistiram a este dia mágico para a ciência e para a matemática, por via virtual, mais de 500 alunos do 2.º ciclo, acompanhados por professores de matemática e de outras disciplinas, num evento que uniu a cidade do Porto, Goettingen e o Funchal.

Este estabelecimento de ensino é um dos maiores do país, ao nível do 2.º ciclo, sendo uma escola muito dinâmica e com pensamento no futuro, sempre com excelentes iniciativas para a sua comunidade escolar, dirigido pela inovadora Diretora desta escola, a professora Fátima Teles, que esteve presente em toda a sessão. A organização interna esteve a cargo da professora Sandra Gerardo e do grupo disciplinar do 2.º ciclo, com um trabalho a todos os níveis excecional.

O evento contou também com a presença da entusiasta professora madeirense e organizadora dos jogos da matemática na Madeira em 2020 Márcia Temtem, que assistiu em casa.

Carlos Marinho, professor de matemática (SPDMov), Tiago Fleming Outeiro, Diretor do Centro de Neurociência da Universidade de Goettingen, Alemanha (SPDMov) e Adília Gomes Marinho, Coordenadora do Clube de Matemática da SPM, realizaram esta ação conjunta, cumprindo o plano anual de atividades da SPDMov e do Clube de Matemática da SPM. O evento decorreu entre as 10h20 e as 12h10 e levou a estes alunos a matemática lúdica envolvida em ciência, em estado puro. 

Ao longo de mais de 90 minutos, Carlos Marinho realizou para esta extensa plateia inúmeros truques e ilusões usando exclusivamente a aplicação da matemática e dos seus conteúdos, alcançando o objetivo principal: implementar nesta plateia o gosto e a paixão pela matemática. Numa atividade dinâmica Tiago Fleming Outeiro explicou o que é ser cientista e diretor de um centro de neurociência, falando das doenças de movimento, como é o caso da doença de Parkinson que se comemora mundialmente no próximo dia 11 de abril de 2021, mostrando a “magia” que faz em laboratório, oferecendo uma experiência única a estes jovens madeirenses.

A professora Márcia Temtem e a Diretora da escola Fátima Teles também intervieram e contribuíram para que este dia fosse um dia mágico para todos.

Registaram-se alguns momentos deste evento:

Por Adília Marinho

Publicado/editado: 20/03/2021