Dia Mundial da Estatística - 20 de outubro de 2020

Notícias Clube SPM

Hoje, dia 20 de outubro de 2020, celebra-se o Dia Mundial da Estatística!

Este dia foi implementado pela Assembleia Geral da ONU e celebrado pela primeira vez em 2010, para lembrar a importância do estudo estatístico no mundo.

A importância deste ramo da matemática tem aumentado ao longo do tempo. Como sabemos os estudos estatísticos são cada vez mais relevantes na sociedade, contribuindo para o seu conhecimento e desenvolvimento. A Estatística está presente em muitas decisões de governos, empresas e instituições e tem desempenhado um papel essencial no desenvolvimento económico e social dos países. 

Atualmente a Estatística é usada em praticamente todas as áreas do conhecimento: ciências físicas, sociais e humanas, psicologia, governo, economia, indústria, negócios, etc. 

O organismo responsável pela produção e divulgação de estatísticas oficiais em Portugal, é o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) que foi criado em 1935. 

Ao longo dos tempos têm surgido muitas definições deste ramo da matemática, deixamos esta que pertence a F. E. Croxton e a D. J. Cowden:

Statistics may be defined as the collection, presentation, analysis, and interpretation of numerical data.” 
“A Estatística pode ser definida como a recolha, apresentação, análise e interpretação de dados numéricos.” 

Conheça Hans Hosling, um médico e estatístico sueco que usou animações para introduzir de modo muito divertido a visualização de dados. 

Por Adília Marinho

Publicado/editado: 20/10/2020