DIA MUNDIAL DO ORIGAMI - 11 de novembro

Notícias Clube SPM

O Origami é a arte tradicional japonesa de dobrar papel, criando representações de seres ou objetos.

No dia 11 de novembro é comemorado o Dia do Origami no Japão. Esta data é especial porque foi neste dia que foi declarada o fim da Primeira Guerra Mundial. Também foi a 11 de novembro que a ave grou foi oficialmente reconhecida como o Símbolo da paz. 

Nos EUA a comemoração começa no dia 24 de outubro em homenagem ao aniversário de Lillian Rose Vorhaus Kruskal Oppenheimer (mãe de Bill Kruskal), fundadora do primeiro grupo de origami nos EUA, e termina no dia 11 de novembro, que é oficialmente o Dia Mundial do Origami. 

Durante este dia as comunidades mundiais de origami mobilizam-se e realizam muitas ações, para divulgar esta milenar arte de dobrar papel, benéfica para a coordenação, disciplina e criatividade.

Muitos origamis são de figuras de animais e carregam diversas simbologias para o povo japonês. 

O origami da ave grou é talvez o mais conhecido. Este animal é considerado na tradição japonesa como um símbolo de paz, sorte, longevidade e saúde. Segundo o folclore japonês esta ave vive 1000 anos. 

Na cultura japonesa existe também a crença de que se fizermos mil origamis do grou e mantivermos um pensamento “elevado” durante a sua realização, temos direito a fazer um pedido e esse realizar-se-á.

Não podemos falar do origami grou sem falarmos da história de Sadako Sasaki, uma menina de 12 anos que foi vítima da Doença da Bomba Atómica - a leucemia. Conheça a lenda dos mil grous e a história de Sadako

Sadako foi homenageada com um monumento no Parque do Memorial da Paz, em Hiroshima - o Monumento das Crianças à Paz, em 1957. O arco do monumento tem uma estátua em bronze de Sadako a segurar um grou gigante com a seguinte inscrição gravada na pedra, em frente ao monumento:

“Este é o nosso grito, esta é a nossa oração: Paz no mundo.”

Quem quiser saber como fazer um origami do grou (tsuru) pode aprender com a visualização do vídeo seguinte (a construção do origami da ave grou seria um projeto interessante para os alunos neste dia, contar-lhes a história de Sadako e conversar sobre a Paz, do desejo de um mundo sem guerras):

Existem alguns artistas que se destacam na arte do origami. Selecionamos dois artistas japoneses importantes desta arte: Akira Yoshizawa (1911-2005) e Satoshi Kamiya (1981).

Visualize no vídeo a seguir alguns dos trabalhos de Akira Yoshizawa, que embora não tenha inventado o origami, é reconhecido como “o grande mestre do origami” ou “o pai do origami moderno” devido ao seu extraordinário trabalho, que ajudou a difundir esta arte para o resto do mundo.

No vídeo a seguir pode ver alguns dos trabalhos de Satoshi Kamiya.

O origami é uma ferramenta educativa, criativa e gratificante. É um excelente entretenimento para pessoas de todas as idades!

 

Por Adília Marinho

Publicado/editado: 11/11/2020