Encontro "A Vida (matemática) começa aos 80 anos!" no Centro Cultural e de Solidariedade Social de Guifões

Notícias Clube SPM

E se assistisse a uma aula de matemática para os mais idosos. Não acredita, pois não? Pois é verdade! “Velhos são os trapos”! Será que a geração dos anos 20, 30 40 ou 50 gostam ou odeiam matemática? Um encontro que vai contar com idosos dos 65 aos 96 anos de idade.

E se a D. Arminda (na imagem ao lado do professor Carlos Marinho), aos 96 anos aprendesse e ensinasse matemática? Vai aplicar a 3ª Lei de Newton, a lei da gravidade e alguma geometria coma ajuda do professor de matemática Carlos Marinho. Na prática, a D. Arminda vai “encaixar” dois cliques um no outro sem utilizar as mãos. Acredita nisto? Claro que não! Porque nunca se viu. Vai ver-se agora.

Carlos Marinho, professor de matemática coordenador do clube de matemática da spm e alguns dos seus convidados: Rui Licínio – Árbitro FIFA; Carolina Rocha – Campeã Olímpica de Futebol de Salão; José Araújo – DJ entre outros vão transformar esta sala repleta de gente em momentos matemáticos onde viver até aos 100 ou 120 anos tem uma ciência: a matemática! A presença do Presidente da Instituição Adelino Coelho e da da diretora técnica Dr.ª Telma Magalhães está igualmente garantida.

Pois vamos trabalhar ciência através de algo que nunca foi feito. Uma aula exclusiva para os mais velhos, para a terceira e quarta idades.

“Quando a vida (matemática) começa aos 80 anos!” será um encontro único e invulgar realizada para os mais velhos e experientes da vida no dia 22 de novembro de 2019, das 14h00 até às 15h30 horas no Centro Cultural e de Solidariedade Social de Guifões numa sala com lotação esgotada.

Como chegar aos 100 ou 120 anos cheio de vida e um excelente raciocínio? Alegria, magia, diversão e muita matemática à mistura! Sim! A matemática faz parte integrante de uma vida saudável e que coloca o nosso cérebro jovem e com saúde.

A reação destes jovens de espírito e com idades compreendidas entre os 65 e os 96 anos vão ter uma tarde inesquecível e irrepetível. Para muitos, finalmente vão perceber alguma matemática e vão adorar!

Como diz Freddy Mercury, o mítico vocalista dos Queen “Who Wants To Live Forever?” Forever is our today. Who waits forever anyway? ("Quem quer viver para sempre?" Para sempre é o nosso hoje. Quem espera para sempre?”) … se nunca experimentou trabalhar e perceber um pouco de matemática. Para perceber a beleza e a importância da matemática, por isso, é que podemos dizer que com esta ação “a Vida (matemática) começa aos 80 anos!”

Esta é a magia da vida!

Publicado/editado: 21/11/2019