Felix Klein por Carlos Marinho. Nasceu a 25 de abril de 1849, na Alemanha , foi um matemático alemão...

Vida & Obra por Carlos Marinho

Felix Klein nasceu a 25 de abril de 1849, na Alemanha. Foi um extraordinário matemático alemão com um grande trabalho ao nível da geometria avançada influenciando definitivamente o trabalho de outros matemáticos que se seguiram. 

Filho Caspar Klein, oficial do governo alemão e de Elise Sophie Kayser estudou em Dusseldorf, sua terra natal, até 1865, ano em que foi para a Universidade de Bonn para estudar matemática e física. Nesta universidade tornou-se assistente de Julius Plücker, tendo obtido o doutoramento em 1868, com apenas 19 anos de idade sob a supervisão de Plucker e Rudolf Lipschitz, com uma tese sobre geometria.

Anos mais tarde foi contratado como professor de matemática na Universidade de Erlangen. Seguiram-se outras instituições de ensino com destaque para o Instituto de Tecnologia de Munique, seguidas das universidades de Leipzig e Göttingen. No ano 1874 foi nomeado editor do Mathematische Annalen, um dos principais periódicos de matemática do mundo, e desde o ano de 1895 supervisionou a grande Encyclopédia de Matemática Aplicada. 

No domínio da geometria, Klein estudou profundamente a denominada garrafa de Klein, uma superfície fechada não orientável, sendo reconhecida do grande público como o seu trabalho mais conhecido. Atualmente, alguém que se interesse por matemática e ciência reconhece esta faceta de Felix Klein e o mérito da garrafa de Klein.

Os seus trabalhos em matemática elementar, Matemática Elementar de um Ponto de Vista Avançado, alcançaram um grande público. Confirmação disto mesmo são os diversos livros publicados pela Sociedade Portuguesa de Matemática ao longo dos últimos anos que estão acessíveis a menos de um clique

Klein nasceu no dia 25 de abril, mas de 1849, contudo bem se pode dizer que o seu estudo na área da geometria libertou um conhecimento fundamental numa parte deste conteúdo que precisava e necessitava de ser  desenvolvida. 

Felix Klein morreu com 76 anos de idade a 22 de junho de 1925, em Gottingen, na Alemanha.

Publicado/editado: 24/04/2018