Ideias não Orientáveis por Inês Guimarães - A barriguinha do Pai Natal

Eixos de Opinião de Dezembro de 2020

Inês Guimarães - Aluna de Mestrado em Matemática e Autora do Canal MathGurl no YouTube  (Ver +)


Título: A barriguinha do Pai Natal

Olá, pessoal! Hoje, para entrarmos no espírito natalício, vamos fazer uma análise numérica à jornada épica do Pai Natal na noite do dia 24 de dezembro, tentando explicar a aparência da sua magnífica barriguinha.

Qualquer pessoa tem registado na sua agenda favorita os dados biométricos do Pai Natal e, como tal, todos sabemos que ele mede sensivelmente 1.70 metros e pesa 118 kg, o que lhe confere um índice de massa corporal de 40.7 – e que número respeitável! Prosseguimos agora com algumas estimativas (um pouco, mas não demasiado) manhosas. Tendo em conta que existem cerca de 1.9 mil milhões de crianças no mundo e 31.4% da população afirma ser cristã, ele tem de presentear 1.9 × 109 × 0.314 ≈ 600 milhões de crianças na noite de Natal. Supondo que, em cada casa, vivem, em média, 2 crianças, isso significa que o Pai Natal tem de visitar 300 milhões de habitações. Se cada pessoa deixar 4 bolachas com pepitas de chocolate para o senhor comer, cada uma fornecendo uma energia de 50 kcal, e um copo de 250 ml de leite meio-gordo (40 kcal por 100 ml), então este lanchinho totaliza 4 × 50 + 2.5 × 40 = 300 kcal. Multiplicando este valor pela quantidade de residências a que se irá deslocar, concluímos que, nesta noite mágica, o Pai Natal consome cerca de 90 mil milhões de quilocalorias, um valor 36 milhões de vezes superior à ingestão calórica recomendada para um indivíduo da sua envergadura. 

Contudo, no meio disto tudo, o senhor de barbas brancas tem de subir e descer muitas chaminés, por isso, faz muito exercício físico! Será que ele consegue “queimar” as calorias todas das bolachitas e dos copinhos de leite e manter a sua figura invejável? Assumindo que cada casa tem uma chaminé com 5 metros de comprimento, o Pai Natal percorre 1.5 milhões de quilómetros neste “sobe e desce”, despendendo um total de 4.5 milhões de calorias. Logo, apenas gasta 5% das calorias totais que previamente ingeriu. O excesso calórico daí resultante corresponde a uns estonteantes 11 milhões de kg de gordura, algo que já dá para notar ao meter o pezinho na balança...

Mas não te preocupes, Pai Natal, nós aceitamos-te e gostamos de ti tal como és, independentemente da tua aparência! Todos os corpos são lindos à sua maneira. E, afinal, é esse teu corpinho que traz até nós os presentes que tanto alegram esta época festiva! 

Este texto foi fortemente inspirado no livro A Indiscutível Existência do Pai Natal, de Hannah Fry e Thomas Evans, cuja leitura eu recomendo. Desejo a todos um ótimo Natal e um 2021 incríííível.

Espero que tenham gostado deste artigo e, se o quiserem comentar, passem pela página de Facebook do Clube de Matemática. Se me quiserem chatear, escrevam para inesguimaraes42@gmail.com.

Muito obrigada e até daqui a um mês!

 

Publicado/editado: 19/12/2020