Intersecções por Daniela Gonçalves - Votos de muitas Vozes...

Eixos de Opinião de setembro de 2018

Título: Votos de muitas Vozes...

Votos de muitas vozes...

Ah se não fosse a bruma da manhã
nem a velhinha janela onde me vou
debruçar para ouvir a voz das coisas
eu não era o que sou.

Excertos de “Canção duma Sombra” 
Teixeira de Pascoaes (1907), As Sombras 

Permitam-me que inicie esta reflexão com este poema que pode ser lido e sentido à luz da complexidade da educação assim como representação de intervenções em diversas situações educativas ou de desenvolvimento da reflexão que atravessou percursos e projetos formativos diversos.

Assim o que somos ou em quem nos tornamos, os projetos desenvolvidos não teriam sido possíveis se não tivéssemos encontrado ou reparado nas janelas, umas mais utilizadas e “gastas”, se não se tivéssemos a disponibilidade, o tempo, a possibilidade, a oportunidade de abrir as janelas e se não tivéssemos tido a curiosidade necessária para olhar, parar e escutar, para além delas, o outro ou outros que naturalmente passavam e com quem se partilharam caminhos, conversas, experiências, a quem, outros, chamavam de desvios, mas constituintes de potencialidades que, mais tarde, se tornaram em significado ou ideias ou na possibilidade do(s) mesmo(s) para outros. 

Portanto, não deixa de ser uma forma modesta, ou de qualquer modo diferente, de escrever sobre assuntos complexos como os que se referem às finalidades, possibilidades ou oportunidades de concretização do ato educativo ou formas de conhecer, escrever, sentir, crescer e educar. Assim, espero que este texto manifeste uma maior consciência das possibilidades educativas, estéticas e mesmo éticas que diferentes formas de escrever ou de mostrar ideias e conceitos potencializam. Também porque as palavras, o conteúdo do poema, ajustadas metáforas à nossa compreensão do que e como se conhece, de qualquer maneira, constituem temas, referências, pontos de partida para contextualizar a reflexão em educação e, em particular, o início este ano letivo.        

Desde sempre que o homem sentiu a necessidade de procurar as coisas para as entender ou de construir o seu próprio caminho, conhecimento e compreensão. Acredito que desde cedo que crescemos aprendendo a partilhar várias formas de conhecer e estar nas coisas ou na vida e, assim, crescer. Sempre estivemos conscientes das diferenças, mas sempre se construiu o necessário respeito pela diversidade de caminhos. Ora, a procura de entendimento (outros entendimentos), ou o nosso caminho, leva-nos à possibilidade de encontrar a nossa própria voz, atuação e, também, a voz das coisas... dos outros. 

A valorização da voz das coisas, da voz dos outros e da nossa própria voz aproxima-nos da ideia de que o conhecimento implica um sujeito que conhece e que este conhecimento não terá sentido para além deste sujeito de carne e osso. Este tem sido um dos argumentos partilhados pelas diferentes epistemologias (construtivistas). Aceita-se o pressuposto de que o conhecimento da realidade é construído pelo sujeito a partir da experiência que tem dessa mesma realidade e a riqueza desta aprendizagem (ou construção) dependerá da disponibilidade, da oportunidade do sujeito escutar a voz... a sua, a das coisas, a dos outros! Na medida do valor atribuído à experiência, o conhecimento acontece e torna-se acessível ao sujeito que conhece, através de um processo de construção de representações diversas em que esse sujeito se implica. É nesta relação (autêntica) entre o conhecimento e a sua representação (ou construção) que se fundamentam, no âmbito de uma epistemologia construtivista, os conhecimentos passíveis de serem comunicados ou ensinados. Daqui decorre a importância de se escutarem as tais vozes... e a partir delas desenvolver disponibilidades para ouvir outras e outras vozes ou, por outras palavras, possibilitar a construção e a aprendizagem. 

Portanto, votos de muitas vozes! 

Votos de um bom ano letivo (com vozes, não esquecendo a nossa)!
Votos de pouco ruído! 
Votos de muita aprendizagem!

Publicado/editado: 08/09/2018