Intersecções por Daniela Gonçalves - Trata-se de Cativar

Eixos de Opinião de Dezembro de 2020

Daniela Gonçalves - Professora do Ensino Superior na ESE de Paula Frassinetti e Investigadora na Universidade Católica Portuguesa, Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano, Portugal (Ver +)


Título: Trata-se de Cativar

Independentemente da área de conhecimento e/ou do assunto a abordar, em qualquer etapa de aprendizagem, é necessário que em todos os momentos iniciais se defina o conteúdo de cada aula/sessão, para que os alunos saibam, com clareza, o que se espera deles. 

“Dar uma aula” não é simples. “Dar uma aula” exige preparação, cuidado, planificação, perspicácia, rigor, flexibilidade mental, profissionalismo. 

“Dar uma aula” não é simplesmente uma questão de falar. Nem de simplesmente falar bem. 

“Dar uma aula” implica comunicação. 

“Dar uma aula” implica estabelecer conexões com os demais. 

“Dar uma aula” significa estabelecer uma ligação intelectual e emocional.

Os laços de afetividade são insubstituíveis e não podem estar ausentes no processo de ensino, independentemente do nível de escolaridade. Cada um de nós, docentes, deve ter bem presente a mensagem de Saint-Exupéry: trata-se de Cativar (como a raposa de O Principezinho). 

Portanto, a falta de alinhamento emocional pode colocar em causa o “dar a aula”. 

É importante estar atento. É essencial, cativar. Trata-se de cativar.

A ligação emocional entre o docente e cada um dos seus alunos acontece logo no início de cada aula/sessão. 

Atenção ao que diz (e ao que faz)! 

É neste primeiro contacto que o jogo é definido: é neste tempo e espaço em que ganhamos ou perdemos os alunos. É também neste tempo e espaço que criamos uma relação alicerçada também na empatia.

Uma relação pedagógica saudável, com recurso a uma comunicação positiva, empática que combina “suavidade e firmeza”, é facilitadora do processo de aprendizagem. 

Cuide e cultive a (boa) comunicação.

Cative. Inspire e seja inspirado!

Assegurada uma relação pedagógica adequada, cada um de nós – docentes - pode passar para a etapa seguinte: ensinar a gostar de aprender e/ou fazer aprender. 

 

Publicado/editado: 09/12/2020