Carl Gauss por Adília G. Marinho - Nasceu em Braunschweig a 30 de Abril de 1777...

Vida & Obra do Matemático...

Adília G. Marinho - Professora de Matemática (Ver Perfil)


Johann Carl Friedrich Gauss nasceu em Braunschweig a 30 de Abril de 1777. Foi um matemático, astrónomo e físico alemão que contribuiu de uma forma singular em diversas áreas da ciência, entre elas a teoria dos números, estatística, análise matemática, geometria diferencial, geodésia, geofísica, eletroestática, astronomia e óptica.

Alguns chamam-no como princeps mathematicorum (em latim, "o príncipe da matemática" ou "o mais notável dos matemáticos"), é caracterizado como um "grande matemático desde a antiguidade". Gauss refere-se à matemática como a "rainha das ciências".

Aos sete anos entrou para a escola. Segundo uma história famosa, na sala de aula foi pedido aos alunos que somassem os números inteiros de um a cem. Após ter ouvido o enunciado do problema, Gauss com pouco mais de 10 anos, deu uma resposta quase imediata. O jovem Gauss colocou a sua lousa sobre a mesa, dizendo: ligget se! A resposta era 5050 e, estava esse número escrito na lousa. Foi encontrada através de um raciocínio que demonstra a fórmula da soma de uma progressão aritmética. 

A força de Gauss residia na sua serenidade científica, humildade, ausência de protagonismo e ambição pessoal. Todo o seu interesse estava voltado para a evolução e o avanço da matemática. 

 Gauss morreu em Göttingen a 23 de Fevereiro de 1855. 


 
Curiosidade:
 

Um dia Gauss tão entusiasta pela matemática referiu acerca do nascimento do seu filho:

Fiz uma descoberta maravilhosa, e já agora, hoje nasceu o meu filho.
Publicado/editado: 29/04/2019