Linhas e Pontos por Carlos Marinho - Pietro Mennea

Eixos de Opinião de Janeiro de 2021

Carlos Marinho - Professor de Matemática (Ver +)


Título: Pietro Mennea

Pietro Mennea nasceu na pobre localidade italiana de Barletta. Foi um atleta extraordinário especialista em provas de velocidade. Foi detentor do recorde mundial dos 200 metros por um período de dezassete anos, entre 1979 e 1996, ano em que essa marca foi batida pelo norte americano Michael Johnson. Considerado como um dos melhores velocistas europeus de todos os tempos (ainda hoje é o oitavo melhor de sempre nos 200 metros), Mennea foi campeão europeu desta prova em 1974 e 1978 e dos 100 metros em 1978. Em 1980 sagrou-se campeão olímpico de 200 metros nos Jogos de Moscovo. Chegou ao topo da sua brilhante carreira. Depois de terminar a sua carreira de atleta, concluiu os seus estudos, enveredando pela carreira de advocacia, enquanto exerceu a atividade de docente na Universidade de Chieti-Pescara no domínio das Ciências Motoras e do Desporto. Também desempenhou cargos políticos, tendo sido eleito para deputado do Parlamento Europeu entre 1999 e 2004. A sua mãe é a grande responsável por esta incessante procura do conhecimento através dos estudos. Prometeu à sua mãe que um dia acabaria uma licenciatura. Prometeu e cumpriu. Não fez uma, mas quatro. O seu pai é o grande responsável por ter sido um atleta de topo mundial. Fez tudo para que ele corresse. 

As vacinas estão prontas. Foi preciso correr contra o tempo. Acho que foi isto que milhares de cientistas fizeram em tempo recorde ao longo de 2020 na procura incessante de uma cura, de uma luz ao fundo do túnel. Na realidade, os especialistas referem que uma vacina pode demorar 10 a 15 anos a ser desenvolvida, a ficar pronta para ser administrada ao ser humano. Então, o que aconteceu com as diversas vacinas que ficaram prontas em tempo recorde? Aconteceu que foram cortados muitos aspetos burocráticos que levariam anos a se concretizar. Autorizações que levariam anos foram encurtadas para semanas ou meses. Só assim, se conseguiu atingir este patamar de uma forma tão célere. Muitos perguntam se as vacinas produzidas em tempo recorde serão seguras? Claro que sim! Mas, também não temos grandes opções ou temos? Temos uma responsabilidade. Tomar a vacina em tempo recorde. Não a tomar é correr contra nós próprios.

O velocista italiano e campeão olímpico de Pietro Mennea disse um dia:

“Passei toda a minha vida a lutar contra o tempo. A tentar roubar-lhe um milésimo de segundo. Não é o que fazemos todos? Correr contra o tempo. E acabamos por perceber que o tempo não existe e que corremos apenas contra nós”.

Bom Ano de 2021.

 

 

Publicado/editado: 11/01/2021