Linha Editorial por Adília Marinho - (Nove)mbro é mês 11

Linha Editorial de novembro de 2021

Título: (Nove)mbro é mês 11

O Clube SPM em novembro continuará a divulgar notícias e novidades do mundo da matemática e de ciência em geral. 

Destacaremos o Dia Mundial do Origami (dia 11) e o Dia Internacional dos Estudantes (dia 17). Faremos uma extensão do conjunto de dias importantes de novembro para o Dia Nacional da Cultura Científica e Tecnológica, no dia 24, sem esquecer um dia antes, o Dia de Fibonacci, a 23.  

Vamos também continuar a falar de muita matemática nos eixos de opinião com o nosso grupo ilustre de colaboradores de ciência, editaremos os problemas & soluções, as piadas matemáticas, os quiz's matemáticos, lembraremos a vida e obra de matemáticos ilustres que nasceram em novembro e ficaram desenhados na história, teremos as frases e curiosidades de alguns notáveis da ciência. 

Estes são temas que estarão na agenda mensal do clube spm, entre outros assuntos e desafios que serão colocados aos leitores. Tudo isto no mês 11, porque não podemos esquecer as palavras do frade e matemático inglês Roger Bacon (1214 – 1294): 

“A matemática é a porta e a chave de todas as ciências”.

Mantenha-se atento e acompanhe o Clube da SPM nesta caminhada de divulgação matemática. 

O Clube da SPM deseja a todos um excelente mês de novembro.

PS: Sabia que novembro inicia o seu mês no mesmo dia da semana que março?  E, exceto em anos bissextos, fevereiro também inicia o seu mês no mesmo dia da semana que março e novembro? Consegue descobrir a razão de isto acontecer?

Por Adília Marinho

Publicado/editado: 01/11/2021