Linha Editorial por Adília Marinho - O mês número 1 cheio de esperança num futuro melhor!

Notícias Clube SPM

 

No dia 1 de janeiro de 2021 o Clube SPM comemorou uma data importante, fez 10 anos que foi relançado. Parabéns a todos que colaboraram e promoveram ao longo de uma década este projeto, ajudando no seu desenvolvimento e consolidação! Muito obrigada!

Já estamos na terceira década do século XXI! A noção que temos é que o tempo passou a voar… 

Se fizermos um balanço do ano 2020, se calhar, também, podemos dizer que passou a voar, talvez por alternar períodos de confinamento… os dias sucederam-se sempre à espera de que a situação se alterasse, acompanhando as notícias estivemos sempre preocupados em nos proteger e em proteger os outros. Foi um ano difícil, com muitas perdas e cansaço acumulado, mas ainda temos um longo caminho a percorrer em 2021.

Nas escolas temos horários desfasados, intervalos mais curtos, a promoção presencial de troca de experiências e do trabalhado colaborativo e partilhado a desvanecer, o uso de máscara durante todo o período em que se permanece na escola acumulando dores de cabeça e dores de garganta, professores que só conhecem os alunos pelos olhos e pelo lugar que ocupam na sala, ensino presencial alternado com ensino a distância, a difícil tarefa do professor em ensinar projetando a voz com uma máscara que lhe tapa a boca e o nariz, etc. etc. Esta é a realidade das escolas de hoje…. Vamos aguardar com esperança de que a erradicação do vírus seja a mais rápida possível para podermos voltar à nossa “normalidade”. Se será ainda este ano, não sabemos, mas temos esperança que sim!

O dinamismo do clube é que não vai esmorecer, em janeiro vamos continuar a falar de muita matemática nos eixos de opinião, nos problemas & soluções, nos quiz's, na vida e obra de matemáticos, nas frases de alguns matemáticos notáveis e nas suas curiosidades. Recordaremos matemáticos ilustres que nasceram em janeiro e estaremos também atentos ao mundo matemático com a divulgação de notícias e novidades. 

Assim ao longo de 2021 a começar em janeiro vamos continuar a promover a matemática de uma forma dinâmica, positiva e de qualidade!

Como curiosidade refira-se que 2021 é um número composto, além do 1 e do próprio número tem os divisores 43 e 47 que são números primos. Por isso, 2021 também se pode escrever como 43x47. Mas, 2021 não é um número perfeito, a soma dos seus divisores excetuando o próprio número não é 2021 e sim 91 (1+43+47= 91).

2021 pode não ser perfeito, mas é composto e, com certeza será composto de esperança num futuro melhor!

Desejamos um excelente 2021 para todos!

 

Por Adília Marinho

 

Publicado/editado: 04/01/2021