Linha Editorial por Adília Marinho - Seguir em frente! ...

Linha Editorial de janeiro de 2021

Fevereiro é um mês muito interessante, destacando-se de todos os outros, mesmo nos tempos difíceis que atravessamos! 

Fevereiro é o mês mais curto do ano. Em 2021 tem 28 dias. No calendário luni-solar romano (abolido no ano 46 a.C.), fevereiro era o último mês do ano. Inicialmente tinha 29 dias e nos anos bissextos 30 dias, mas no ano 8 a. C., César Augusto, Imperador de Roma, exigiu que um dos dias passasse para o mês de agosto, para que julho e agosto ficassem ambos com 31 dias. O nome atribuído ao mês de julho surge de uma homenagem a Júlio César. Como curiosidade refira-se que o nome fevereiro tem a sua origem na palavra latina “februarius”, inspirada no deus da morte e da purificação da mitologia etrusca, “Fébruo”.

Este ano o país inicia o mês de fevereiro em confinamento, sendo esta a única solução para enfrentar e ajudar na erradicação do vírus Covid-19. Vivemos tempos inenarráveis! O ritmo do país abrandou! Nada se assemelha ao que era dantes, tudo é diferente! Mas temos que ser positivos e aguardar, para depois mais tarde podermos, em segurança, avançar e seguir em frente! ... 

Em fevereiro, o Clube SPM, vai continuar a trabalhar com equilíbrio, rigor e qualidade colocando sempre a matemática em primeiro plano. Continuarão as rubricas: Eixos de Opinião, Problemas & Soluções, Quiz Matemático, Vida & Obra de …, Frases Notáveis, Curiosidades Matemáticas, Espaço e Plano, Objectos & Vídeos e Lugares Geométricos. Recordaremos matemáticos ilustres que nasceram neste mês e continuaremos atentos ao mundo matemático com a divulgação de notícias e novidades.

Seguiremos na linha da frente a promover e a divulgar a matemática de uma forma dinâmica e positiva!

Aproveito, para agradecer, em nome do Clube de Matemática da SPM, a todas as personalidades da educação, autores dos segmentos que compõe os eixos de opinião, pela partilha do vosso trabalho neste espaço, colaborando connosco de um modo inestimável na promoção e divulgação da matemática em Portugal. Mesmo nestes tempos muito difíceis, o vosso trabalho não esmorece! Muito obrigada!

Mesmo dentro de portas, o Clube SPM deseja a todos um Feliz Carnaval com muita saúde!

 

Por Adília Marinho

Publicado/editado: 01/02/2021