Linha Editorial por Carlos Marinho - Co(m)... vid(a) 20!

Linha Editorial de Maio de 2020

O mês de maio vai ser um mês de muito trabalho no que diz respeito à matemática e à ciência, mas com os tempos que vivemos não Co(n)vid(a) a trabalhar  fora de casa. 

Bruna Nóbrega natural da Ilha da Madeira, jornalista do JM - Madeira é a nossa convidada do mês de maio. Com uma infância feliz que daria uma bela reportagem, foi na UTAD que encontrou uma boa solução possível e determinada para a sua vida profissional. A matemática foi alvo (jornal) de notícias uma vez na sua vida. Porque o jornalismo pode ser uma ciência (de comunicação), esta é a geometria desta entrevista que vai direto até si nesta fatorização.

Muitos matemáticos nasceram em maio: André Weil (dia 6); José Anastácio da Cunha (dia 11); John Charles Fields (dia 14); Daniel Augusto da Silva (dia 16); De Moivre (dia 26); Joahann Bernoulli (dia 28) e António Aniceto Monteiro (dia 31). Todos vão ser recordados e homenageados na página do clube.

A medalha Fields foi uma iniciativa de Charles Fields, matemático nascido no Canadá. Fields nasceu a 14 de maio de 1863 em Toronto. A ele se deve os prémios entregues aos melhores matemáticos. Vamos saber mais sobre esta medalha em maio.

Teremos as habituais rubricas mensais: eixos de opinião; problemas & soluções, com novos problemas matemáticos; quiz matemático; biografias entre outras noticias afins.

Maio será um mês "trabalhador" logo no primeiro dia, mas Co(m)... vid(a) 20!

Publicado/editado: 01/05/2020