Linha Editorial por Carlos Marinho - O Ano de 2020

Linha Editorial do Clube SPM

Título: O Ano de 2020

2020 é o número do novo ano. É um número composto, uma vez que tem divisores como o 2, o 5 ou o 101. Pode escrever-se como 2020 = 22x5x101. Recordo aqui que o 101 é um número primo. Por definição um número primo tem apenas dois divisores, a unidade e ele próprio.

O ano 2020 vai ter uma nova comemoração mundial. No dia 14 de março é conhecido mundialmente como o Dia do Pi, mas, a partir de 2020, o dia 14 de março passará a ser oficialmente o Dia Internacional da Matemática.  A UNESCO aprovou, na sua 40.ª Assembleia Geral, uma moção em que proclama o dia 14 de março o Dia Internacional da Matemática. O objetivo deste dia é ser um dia especial para celebrar a Matemática em todas as suas formas e em todo o mundo.

A Entrevista número 100 do clube de matemática da spm é a Eduarda Castro - Professora de 1º Ciclo. Nasceu em Moçambique onde teve uma infância maravilhosa, desde cedo demonstrou gostar de matemática. É professora do 1º ciclo em Mirandela na Escola Básica do Convento onde é muito feliz. Tem uma relação extraordinária com alunos e pais, com aulas dinâmicas e positivas. Aqui fica a fatorização desta excelente entrevista de uma professora à frente do seu tempo.

Em janeiro, temos um mês interessante em aniversários de famosos matemáticos, desde logo Srinivasa Varadhan (1 de janeiro), Isaac Newton (4 de Janeiro), David Hilbert (23 de Janeiro), Joseph Lagrange e Robert Boyle (25 de Janeiro) e o português Gomes Teixeira (28 de janeiro). 

Ao longo do mês teremos artigos de opinião, quiz matemático, frases, contos de 3.º grau entre outras rubricas.   

Neste mês temos algo muito importante a dizer. Temos uma equipa fantástica qiue lhe vai dar todos os dias de 2020 os melhores artigos, as belas notícias,  sempre baseda na melhor ciência do planeta, a jóia da coroa: a matemática.

2020 é composto e será composto… de coisas boas.

Bom ano para todos.

Publicado/editado: 01/01/2020