Linha Editorial por Carlos Marinho - Caixa Mágica

Linha Editorial de novembro de 2018

Novembro de 2018. O clube spm guarda-lhe numa caixa mágica enorme, muitas novidades. Pode se dizer que vai haver magia durante os próximos 30 dias... 

Daniel Guedes é o convidado do clube spm de novembro de 2018. Uma entrevista de pura ilusão, com truques mágicos que vão desde a infância, a família, a escola, a FCUP, até um grande coelho a sair da cartola que é a matemática. O nosso convidado é licenciado em matemática. Numa entrevista fora do baralho percebemos a razão pelo qual o nosso entrevistado é um caso notável na magia que se faz em Portugal. Estes são os principais temas de uma entrevista que vai muito além de um simples toque de magia. Sem truques chega até si nesta fatorização simples.  

Vamos continuar a falar de muita matemática nos Eixos de Opinião, nos Problemas & Soluções, na vida e obra de matemáticos. São temas que estão na agenda mensal do clube spm. Recordaremos os aniversários de matemáticos ilustres que nasceram em novembro: George Boole (dia 2); Johann (III) Bernoulli (dia 4) e August Mobius (dia 17).

Novembro vai ser assim. Tem matemática. Então é mágico. Como diria Ruben Alves "todo mundo gostaria de se mudar para um lugar mágico. Mas são poucos os que têm coragem de tentar."  

Esperamos por si, neste palco, um domínio sem contradomínio, onde a matemática aparece, às vezes parece, mas está presente, sempre, no clube spm com um toque, sem truques e... numa grande, muito grande caixa mágica.

Publicado/editado: 01/11/2018