Linhas e Pontos por Carlos Marinho - A Pantera Cor de Rosa...

Eixos de Opinião de novembro de 2018

Título: A Pantera Cor de Rosa...

A Pantera Cor-de-Rosa é uma pantera fictícia que apareceu originalmente em 1963, na abertura do filme The Pink Panther. O sucesso foi tão grande que fez com que fosse produzida uma série de desenhos animados. Mais de 120 episódios tiveram em média seis minutos de duração. As aventuras da personagem eram acompanhadas pela famosa canção/tema de Henry Mancini, The Pink Panther Theme. A primeira série foi produzida pelo estúdio de animação americano DePatie-Freleng Enterprises, de 1964 até 1980.

É uma personagem muito educada, um auntêntico cavalheiro britânico, perfeito de personalidade relaxada, embora às vezes possa ser muito brincalhão e curioso, além de perseverante ao decidir fazer algo. Raramente fala, normalmente comunica através de gestos, expressões faciais e sons. É muito inteligente e hábil e, às vezes, tem tendência para ser um pouco desajeitado.

Mas o que tem a pantera cor de rosa com a matemática? Todos sabemos que a beleza da matemática está intimamente ligada à sua invisibilidade. Os matemáticos por todo o mundo gritam aos sete ventos que a disciplina mais complexa para a maioria das pessoas está em todo o lado. Basta recordar a matemática indiana (denominada de computador humano) Shakuntala Devi  que diz “sem a matemática, não há nada que se possa fazer. Tudo à sua volta é matemática. Tudo à sua volta são números."

Todos sabemos que a matemática está ligada à música. O também matemático alemão Gottfried Leibniz defendia que "a música é o prazer das experiências da alma humana de contar sem saber que se está a contar."

E se na famosa pantera cor de rosa encontrássemos matemática. Sim. Na música da pantera mais famosa do planeta. Não na música original que  todos nós conseguimos cantar, pode ver neste vídeo:

Mas, noutro formato. O matemático George Pólya dizia que “a matemática é a ciência mais barata. Não requer qualquer equipamento caro, ao contrário da física ou química. Tudo o que precisamos para a matemática é de um lápis e papel.”

E vai daí, um desconhecido faz um vídeo de 30 segundos com as notas muito aproximadas ao original mas com linguagem matemática não com um lápis, mas com uma caneta de filtro, não com um papel, mas com quadro branco. Fez isto com estas duas ferramentas e sua imaginação. Reproduziu uma parte da música e fez esta obra de arte.

Caso para dizer que a matemática não é uma pantera mas é um mundo cor de rosa.

Publicado/editado: 10/11/2018