Linhas e Pontos por Carlos Marinho - Dia Mundial de Parkinson

Eixos de Opinião de Abril de 2021

Carlos Marinho - Professor de Matemática (Ver +)


Título: Dia Mundial de Parkinson

Os tempos que vivemos não estão fáceis. Ter qualidade de vida é fundamental. Por estes dias, um idoso na televisão dizia sobre o problema do Covid-19, “perdi um ano da minha vida. E isso, na minha idade é dramático.” Estes desabafos terão certamente milhares de portugueses relativamente às doenças que os assolam. Uma dessas patologias é a doença de Parkinson. A SPDMov – Sociedade Portuguesa das Doenças do Movimento realiza hoje e amanhã o seu congresso anual com mais de 10 horas de temas e debates sobre as doenças do movimento. Este evento, que decorrerá de forma virtual este ano, coincide com a comemoração do Dia Mundial da doença de Parkinson, uma doença ainda sem cura que foi descrita por James Parkinson em 1817, quando numa sua publicação denominada de “An Essay on the Shaking Palsy” escreveu pela primeira vez sobre esta patologia. Em Portugal são cerca de 20 000 pessoas e mais de 6 milhões em todo o mundo, afetadas diretamente por esta terrível doença. Figuras mundiais manifestaram estas doenças, casos do Papa João Paulo II, o ator Michael J. Fox, Yasser Arafat, Mohammad Ali entre outros. 

Este congresso será composto por debates,  simpósios, e workshops com especialistas da área das doenças do movimento. A doença de Parkinson começa no intestino? Sim ou não? O que são distonias e ataxias? Como se estão a adaptar os médicos e especialistas das doenças do movimento a este problema acrescido da Covid-19 na relação com os doentes? O que nos diz a ciência sobre uma possível ligação entre covid-19 e doença de Parkinson? Como foi possível desenvolver uma vacina tão depressa? Que esperança teremos no futuro relativamente às doenças do movimento? 

Estarão presentes grandes figuras da neurociência, Miguel Coelho, neurologista e presidente da SPDMov entre 2019/2021 (até março de 2021); Leonor Correia Guedes, nova presidente da SPDMov para os anos 2021/2023 (apartir de março de 2021). Teremos um debate sobre Parkinson, a comemorar este dia, com o cientista Tiago Fleming Outeiro; as médicas neurologistas Joana Damásio e Ana Margarida Rodrigues e eu próprio, como matemático, para uma leitura dos números desta doença. Este workshop no dia 11 é aberto ao público. Outras neurologistas como Miguel Grunho, Alexandre Mendes, Ana Graça Velon, Ana Calado, Miguel Gago, Anabela Valadas, Raquel Barbosa, Maria José Rosas, Ricardo Taipa, Marina Magalhães, Cristina Januário, Joaquim Ferreira, Sandra Cardoso e Ana Morgadinho vão se plestrantes neste congresso.

Divulgar e falar destas doenças é vital, num momento complexo e critico em que vivemos, onde o tratamento das doenças de movimento têm sofrido um revés significativo, todos seremos poucos para ajudar. O ideal seria que todos tivéssemos bons mo(vi)mentos! Michael J. Fox referiu “no momento em que percebi que tinha Parkinson e, que não o podia evitar, comecei a olhar para as coisas que poderia mudar, ajudando na melhoria da investigação da doença.”

 

Publicado/editado: 10/04/2021