Linhas e Pontos por Carlos Marinho - Lâmpada Avariada

Eixos de Opinião de Setembro de 2021

Carlos Marinho - Professor de Matemática (Ver +)


Título: Lâmpada Avariada

O diretor da escola entregou a um aluno uma carta. Disse-lhe que era muito importante que ele a entregasse à sua mãe. Assim o fez. Mal chegou a casa entregou aquele envelope fechado. A sua mãe leu o conteúdo. O rapaz perguntou o que dizia a carta. A sua mãe respondeu com grande entusiasmo e orgulho: "Filho, diz que és um excelente aluno, sabes mais do que os outros e, que a partir de hoje sou eu que estou responsável por educar-te. A tua escola não consegue acompanhar o teu talento, a tua inteligência." Desde esse dia, a sua mãe muniu-se das melhores estratégias de ensino, comprou livros, construiu laboratórios, ensinou o seu filho da melhor forma que podia e sabia. Mais tarde, os resultados de todo esse trabalho manifestou-se. Tornou-se um excelente aluno, correndo mundo à procura de novas fontes de aprendizagem, novas formas de evoluir, tornou-se um homem de grande sucesso no mundo.

Um dia, a sua mãe adoeceu e viria a morrer. Ele regressou temporariamente a casa. Triste com a perda irreparável, mexeu nas recordações de infância, nos brinquedos, papéis, objetos e outras memórias. Até que no meio dos papéis da sua mãe encontrou um papel velho e amarfanhado, embolorado e sujo. Reconheceu de imediato que aquele papel era aquele que o diretor da escola lhe tinha dado anos antes para entregar à sua mãe, dizendo-lhe que era muito importante. Abriu o papel e leu o seu conteúdo pela primeira vez que dizia:

"Excelentíssima senhora. Vimos por este meio informá-la que o seu filho tem um atraso muito grande em relação aos seus colegas de turma. Não aprende ao ritmo dos outros, tem um comportamento disruptivo em contexto de sala de aula, está sempre desconcentrado e desatento, acumula um atraso na sua aprendizagem em relação aos outros alunos que não irá nunca recuperar. Por isso, a partir deste dia, a senhora será responsável pela educação do seu filho, ficando à sua responsabilidade o seu ensino e aprendizagem. A partir de hoje, o seu filho não tem autorização para entrar nesta escola."

A escola é um espaço de todos. Tem de arranjar condições para acondicionar todos os alunos. No caso deste aluno intrépido, o diretor e professores da escola falharam redondamente. Estamos a falar de Thomas Edison, uma das maiores figuras da história mundial. A sua mãe, grande mulher, Nancy Elliot Edison, professora no Canada, tinha a cargo sete crianças. Thomas era o mais novo. Após este episódio dedicou grande parte da sua vida à sua educação.

Thomas Edison inventou entre outras coisas a lâmpada elétrica incandescente. É considerado um dos maiores inventores de todos os tempos, registando 2 332 patentes em seu nome. Esse número é discutível, sendo que todos os inventos feitos pelos empregados da "Edison General Electric" foram sempre registados em seu nome.

De registar, é a incompetência desta escola, deste diretor, destes professores que não viram por trás do génio. Caso para dizer que as lâmpadas do conhecimento estavam avariadas.

 

Publicado/editado: 10/09/2021