Linhas e Pontos por Carlos Marinho - O Decano Xosé Cid

Eixos de Opinião de Maio de 2021

Carlos Marinho - Professor de Matemática (Ver +)


Título: O Decano Xosé Cid

Foto retirada do jornal La Region

A vida é feita de ligações, vínculos, laços, emoções, interseções com pessoas que se cruzam nas nossas vidas. No nosso caminho, atravessam-se personalidades que nos marcam para toda a vida pessoal e profissional. Uma dessas figuras que marcaram o meu posicionamento no ensino e na educação é o pedagogo professor doutor Xosé Manuel Cid Fernández, da Universidade de Vigo/Ourense, Espanha. Trata-se de uma das maiores figuras mundiais no domínio das Ciências da Educação. A aprendizagem com estas figuras de topo transporta-nos para um mundo melhor, mais equitativo, equilibrado, promissor, que nos permite ver para além da montanha. Trabalhar em conjunto é algo que nos transporta para um modelo melhor de educação. Faz-nos melhorar. 

Xosé Cid nasceu em Ourense, na localidade de Morgade, Xinzo de Limia a 14 de maio de 1957, formou-se em Filosofia e Ciências da Educação em 1979 e fez o doutoramento em Pedagogia em 1987 onde apresentou a sua tese de doutorado Educación y Sociedad en Ourense durante a 2ª República em Santiago de Compostela. É professor de Pedagogia Social na Faculdade de Letras (Campus de Ourense - Universidade de Vigo) desde 1990. Durante o curso 1989-90, dirigiu o University College. Nos anos 1990 a 1994 e 98 a 2000, foi vice-decano da Faculdade de Letras, assumindo a posição de decano nos anos de 1994 a 1998. 

Conheci Xosé Cid através de uma amiga comum, a professora doutora Daniela Gonçalves, da ESEPF, também uma excelente docente universitária. Estes caminhos fizeram-me conhecer outras grandes figuras como o professor doutor Jaume Trilla Bernet, da Universidade de Barcelona; o professor doutor Jesús Rodríguez Rodríguez, da Universidade de Compostela ou a professora doutora María Victoria Carrera Fernández, da Universidade de Vigo entre outras personalidades ímpares do ensino galego e espanhol. Todas estas ligações permitem-nos construir o nosso espaço. O desejo para o futuro é poder encontrar e trabalhar muitas vezes com pessoas de grande dimensão humana e científica. Que estejam dispostas a ensinar, a aprender, a promover a mais importante tarefa de todos os tempos e cada vez mais essencial nos tempos atuais. Felizmente, estaremos todos juntos, onde farei parte da comissão científica do V Congresso Internacional – A Fenda Digital que se realiza online a 15 e 16 de outubro de 2021 a realizar no segundo semestre de 2021. 

Aprender e ensinar deve fazer parte do nosso pensamento todos os dias. Um dia o aluno disse ao mestre: “Obrigado, mestre, por me ter ensinado!” O mestre respondeu ao aluno: “Obrigado, aluno, por teres aprendido”! O poeta Alberto Caeiro defendeu que “o essencial é saber… isso exige um estudo profundo, uma aprendizagem de desaprender”.

Grazas, Xosé.

Publicado/editado: 10/05/2021