Linhas e Pontos por Carlos Marinho - Tempo (não) é Dinheiro!

Eixos de Opinião de Março de 2019

Título: Tempo (não) é Dinheiro!

Cada dia da nossa vida tem 24 horas, 1440 minutos, 86400 segundos. Fazer o que se gosta é importante. Fazer o que não se gosta é péssimo. Mudar de vida por vezes não deve ser fácil. Já dizia o músico António Variações na canção: Muda de vida. Se tu não vives satisfeito. Muda de vida. Estás sempre a tempo de mudar. Muda de vida. Não deves viver contrafeito. Muda de vida. Se há vida em ti e outro jeito.

O matemático argentino Adrián Paenza conta uma pequena história de um seu amigo Gerardo Garbulsky e da sua mulher Marcela. Este casal viveu em Boston durante anos. No entanto, Gerardo fez a sua graduação, licenciando-se em Física na Universidade de Buenos Aires. Logo de seguida, partiu da Argentina. Doutorou-se nos Estados Unidos, também em Física, no MIT (Massachusetts Institute of Technology. Já com o título na mão, quis deixar a vida académica e procurar trabalho numa empresa privada onde pudesse utilizar as suas capacidades. Uma das primeiras empresas que escolheu para trabalhar, deparou-se com uma instituição que selecionava os seus trabalhadores através de um conjunto de testes e entrevistas. Num dos programas de pré-seleção convidaram todos os candidatos para um treino no Bobson College. Cada candidato teria de passar três semanas completas a assistir a cursos e seminários. Semanas antes de isso acontecer, Gerardo recebeu em casa uma caixa de livros. Ao receber aquele inusitado número de livros teve de fazer escolhas e… uma estimativa. Deduziu que tinha de ler todos aqueles livros, mas com o senão de não ter tempo para os ler todos. Fazendo um cálculo elementar, chegou á conclusão que mesmo que os lesse dia e noite e, não fizesse mais nada, não os leria todos, longe disso. Tomou a decisão de os ler de forma seletiva. Escolheu o que leria e o que não leria. Separou o importante do acessório. Mais tarde, recebeu uma mensagem da empresa que dizia: 

“É impossível um ser humano conseguir fazer 100% das coisas que tem para fazer. O que importa é ser capaz de selecionar os 20% mais importantes, para cobrir os tópicos mais relevantes e, evitar dedicar demasiado tempo aos 80% de tópicos que são menos relevantes”.

Quais são os seus 20%? Lembre-se que tempo não é dinheiro! O tempo não se compra! Tempo pode ser sinónimo de felicidade! O matemático húngaro Alfréd Rényi dizia “se me sinto infeliz, faço matemática para ficar feliz. Se estou feliz, faço matemática para continuar feliz.” 

Falta apenas dizer que Gerardo Garbulsky foi contratado.

Publicado/editado: 10/03/2019