Livro "No Mundo da Matemática" em Cartoons é apresentado este sábado, dia 5, em Matosinhos

Notícias Clube SPM

Os professores de matemática Carlos Marinho e Adília Gomes e os designers Gonçalo Gouveia e Margarida Silva apresentam um novo livro de matemática "No Mundo da Matemática", no próximo sábado, dia 5, no Dia Mundial do Professor, pelas 17 horas na FNAC do Mar Shopping. O livro “No Mundo da Matemática…” é um livro que soma dois universos belos e diferentes: a matemática através da imponência dos seus números, figuras e símbolos e o desenho moderno através de cartoons originais cheios de vida e de ideias. No seu planeta natural os habitantes de “no mundo da matemática” têm emoções, sentimentos, raciocínio, pensamentos, alegrias, tristezas, humor, paixão entre outras demonstrações e vivências. 

 

Composto por terminologia matemática de “A” a “Z”, desde o “Ângulo” até ao “Zero”, passando por outras personagens como a perfeição do quadrado, encontros mal combinados dos arranjos, as zangas entre o domínio e o contradomínio, as indecisões da incógnita entre outras “figuras” da matemática. Mas também se pode aprender com este livro? Sim! Como? Cada cartoon apresenta conteúdos didáticos e pedagógicos, noções, definições matemáticas implícitas que interagem e promovem a procura do conhecimento, através de uma aprendizagem que sugere, o saber por pesquisa, de uma forma desprendida e humorística. Existe outra dimensão pedagógica valorada neste livro complementar à divertida e didática que passa por chamar a atenção e alertar para temas de cidadania como o bullying , a violência escolar, a integração, as crises existenciais, a indiferença, entre outras extensões menos positivas que existem com alguma regularidade nas escolas. Alertar é bom para evitar.

De sublinhar que este livro teve o apoio institucional e o selo de qualidade da Universidade da Madeira, tal como o importante apoio da Câmara Municipal de Lousada e do CIM - Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.

Este livro tem como principal função uma aprendizagem divertida, pedagógica, educativa como referiu Walt Disney “prefiro divertir as pessoas na esperança de que aprendam, do que ensiná-las na esperança de que se divirtam.”

O evento terá a presença dos autores do prefácio Artur Soares Dias e Rui Licínio - Árbitros FIFA.

 
Publicado/editado: 03/10/2019