Matemática faz… Magia!
Na Escola Básica de Matosinhos houve magia… matemática. Todos sabemos onde há matemática existe magia. Mas esta conferência única trouxe algo de novo. Juntou dois mundos belos e fascinantes: a matemática e a magia.
A conferência “Matemática Pura…Magia” realizou-se no Dia Internacional do número Pi (3,14…) que se comemorou em todo o mundo no dia 14 de março. Albert Einstein, uma das maiores figuras da ciência de sempre que nasceu a 14 de março de 1879 e foi nobel da física em 1921 também foi lembrado neste evento.
Carlos Marinho, professor de matemática e coordenador do clube de matemática da sociedade portuguesa de matemática foi o responsável pela organização desta conferência tendo como seu convidado o mágico Daniel Guedes.
Mais de 220 alunos dos 7º, 8º e 9º anos e professores da escola estiveram presentes e testemunharam como a matemática pode ser uma disciplina interessante e motivadora para todos. Cerca de 17 truques foram levados a efeito alternadamente pelo matemático e o mágico que interagiram com o público presente. A plateia teve uma participação ativa em quase todos os truques realizados.
Carlos Marinho realizou diversos truques mágicos interagindo sempre com a plateia que ansiava perceber como é que ele conseguia adivinhar números pensados pelos alunos e professores. Pura magia. O número irracional pi, a sucessão de Fibonacci, as probabilidades, a álgebra, o cálculo, a teoria de jogos, número de ouro entre outros conteúdos afins. Por outro lado, helicópteros a voar na sala, um abraço gigante, bolas invisíveis, números e mais números, rodas de bicicleta, tampas de garrafas foram instrumentos usados durante o evento.
Desde provar que 1=2 (claro com um truque à mistura), até levantar e pousar um pequeno helicóptero onde estava escrito o número 1,62, resultado de uma sequência de números pensados por um aluno foram ilusões feitas. Como terá descoberto? O número pi, a joia da coroa da ação, uma vez que o 3,14 foi mencionado por diversas vezes. Como é que se pergunta a alguém para pensar num número e, momentos depois o matemático consegue descobrir esse número? Só pode ser magia.
Carlos Marinho justificou assim a ação: “Ligar a matemática e a magia é muito importante para todos perceberem a importância da disciplina para alunos e professores. Foi um momento mágico de diversão, alegria e bem-estar. A escola é o espaço mais importante da sociedade. É na escola que nasce e se desenvolve o país. Tenho a certeza que quem presenciou esta ação não a vai esquecer nos próximos anos."
Continuou dizendo: "É um privilégio estar aqui na Escola Básica de Matosinhos, uma vez mais, uma das melhores escolas do concelho e do país no que diz respeito à dinâmica e conjunto de ações que promove aos seus alunos. Parabéns à direção da escola, ao grupo de matemática, à professora de matemática Ema Soares e aos alunos."
A professora Ema Soares, professora de matemática da escola defendeu que “estas atividades são boas para os nossos alunos. Mais uma vez o professor de matemática Carlos Marinho nos ofereceu uma manhã de sonho envolvendo a matemática e a magia”.
Por seu lado, o convidado Daniel Guedes, mágico profissional e licenciado em Matemática Aplicada à Tecnologia referiu: "Foi muito bom estar aqui. Andei nesta escola. A matemática tem muito a ver com a magia. Apresentei 6 ou 7 ilusões que fazem parte do meu espetáculo e que estão ligados à matemática."
O aluno Diogo Rodrigues do 7ºano lembrou que “participei num truque em o professor Carlos Marinho lhe pediu para escolher um objeto, escolhi uma roda. Ele depois acertou numa divisão em que aprecia o número pi. Não percebo como ele o fez”
A aluna Tatiana Teixeira do 7º ano disse que “esta iniciativa foi muito bonita e incentivou-nos a aprender matemática. Deu para aprender alguns segredos”.
Mais de 220 alunos e professores da Escola Básica de Matosinhos presenciaram ao vivo a esta palestra única. Nunca mais vão esquecer este momento. Vão guardá-lo na memória, a nossa melhor caixa mágica!
Como dizia o matemático Simeón Denis Poisson “a vida é boa apenas para duas coisas: fazer matemática e ensiná-la”. Já agora com um pouco de magia fica brilhante!