Matemática Tem Magia na Escola Secundária de Lagoa, em Ponta Delgada nos Açores

Notícias Clube SPM

Ilha dos Açores com Magia… Matemática!

Prof. Jorge Botelho (Presidente do CE), Prof. Carlos Marinho e Prof. Lúcia Ventura

A Escola Secundária de Lagoa, em Ponta Delgada, nos Açores, fez 20 anos de existência. Para comemorar este dia, a direção da escola através do Presidente do Conselho Executivo Jorge Botelho e o departramento de matemática, pela ação e dinamismo da professora de matemática Lúcia Ventura realizaram um convite ao Professor de Matemática Carlos Marinho da SPDMov para estar presente na comemoração destes 20 anos em parceria com o Clube de Matemática da SPM, coordenado pela também professora de matemática Adília Gomes. Destaque, igualmente para os professores José Guilherme, Anabela e José Carreiro.

Foram mais de quatro horas a realizar palestras de índole científico e matemático para um total de mais 500 pessoas, entre alunos e professores.

No dia 24 o professor Carlos Marinho realizou a palestra “A Ciência Tem Magia!” para os professores das escolas açorianas, para um auditório com cerca de 50 professores. Também apresentou oficialmente nos Açores o livro de matemática e ciência “Só Me Arranjas Problemas!” (na companhia dos coautores Adília Gomes e Afonso Marinho) com uma introdução por parte da professora Anabela que mostrou alguns trabalhos realizados pelos seus alunos baseado no livro. Trata-se de uma obra direcionada a toda a população, não só para matemáticos, mas para toda a gente que queira aprender matemática, através de problemas, histórias e lendas, sendo um livro para todas as idades.

No dia 25 apresentou a palestra “Matemática Tem Magia!” para os alunos da escola em duas sessões, das 8h30 até às 12 horas, com dois auditórios completamente lotados, com mais de 500 alunos e professores, 250 em cada sessão. E a boa disposição reinou...

Foi de facto a nota de maior destaque, a boa disposição que decorreu ao longo de todas as sessões interativas entre palestrante, professores e alunos do ensino secundário. Carlos Marinho conseguiu ao longo de mais de 4 horas colocar as suas plateias a rir, usando a mais comum e elementar das ferramentas, a matemática, uma disciplina pouco amada pela generalidade dos portugueses pela sua opacidade e dificuldade.

A matemática é a alma mater das ciências. Tudo se envolve e desenvolve à volta desta ciência mágica. Pela sua invisibilidade, muitas vezes não percebemos o seu potencial. O frade e matemático Roger Bacon, no século XII, na altura já referia com toda a propriedade: “A matemática é a porta e a chave de todas as ciências”. A importância e a utilidade da matemática nas nossas vidas é uma realidade! E como para muitos a matemática é invisível, torná-la observável e percetível, é também, um dos propósitos destas palestras “Ciência Tem Magia!” e "Matemática Tem Magia!", com truques que usaram a matemática e ciência e divertiram toda a plateia.

Descobrir o dia de nascimento, encaixar 2 clipes um no outro, sem usar as mãos, adivinhar um número que alguém está a pensar ou mais espetacular, desafiar as leis da física de Newton, ao virar um copo cheio de água e ela não cair é mágico!

Truques mágicos usando a matemática foi o que aconteceu neste espaço, mas também, foram contadas histórias de encantar que ajudaram a perceber a evolução do mundo que nos rodeia.

Fotos cedidas pelo professor José Carreiro

 

Por Adília Marinho

Publicado/editado: 02/12/2021