Miguel Costa, de 11 anos, bicampeão mundial de Cálculo Mental. Fomos conhecê-lo...

Notícias Clube SPM

Professora Maria da Luz; Miguel Costa e Professora Marta Santos

O Clube de Matemática da SPM foi ao Agrupamento de Escolas de Matosinhos (Escola Básica de Matosinhos) conhecer o simpático aluno Miguel Costa atual bicampeão mundial em Cálculo Mental. Miguel Costa que no ano passado altura da sua participação pertencia ao 6ºano, turma D, brilhou entre os 43 mil participantes deste Campeonato é atualmente bicampeão mundial em Cálculo Mental. Irá durante este ano letivo 2018/2019 participar de novo para tentar o tri, perante milhares de concorrentes de todo o mundo, agora enquanto aluno de 7º ano da Escola Secundária Gonçalves Zarco, em Matosinhos. 

Miguel Costa, de 11 anos, venceu, no seu escalão, a final do XII Campeonato Internacional Escolar SuperTmatic, realizado online em maio de 2017. O Miguel foi o mais rápido dos 42910 alunos, de 20 países, a resolver mentalmente as 15 expressões numéricas que constituíram a prova, tendo gasto apenas 48,20 segundos (média de 3,21 segundos por expressão), menos 1 segundo que o segundo classificado, um aluno de Pamplona, Espanha, e menos 4,8 segundos que o terceiro, um estudante de Malta.

Nos próximos dias vamos perceber os contornos deste feito internacional que orgulha a escola portuguesa e os professores lusos. Falaremos com a sua professora de matemática Maria da Luz, do 5º e 6º anos, responsável pelo treino deste pequeno génio em cálculo mental. Vamos perceber através da representante de disciplina (2º e 3º ciclos), professora Marta Santos, como é que o trabalho que está a desenvolver na escola possa ter tido influência nesta conquista. Por último, O pai Pedro Costa vai referir o orgulho que sente por este feito do seu filho.

Nos próximos dias iremos revelar mais pormenores desta aventura... positiva. Fique atento.
 

 

Publicado/editado: 17/11/2018