O Genial Srinivasa Ramanujan nasceu na India a 22 de dezembro 1887...

Vida & Obra do Matemático...

Título: O Genial Srinivasa Ramanujan...

Srinivasa Ramanujan foi um matemático indiano nascido a 22 de dezembro, numa pequena localidade da Índia em 1887. Foi um matemático absolutamente extraordinário. Aos cinco anos entra na escola e, desde logo espantou tudo e todos, tal era a sua capacidade para resolver pequenos problemas que para a época eram fora da caixa. Logo, aí coleciona admiradores com a sua impressionante inteligência e pela forma como os resolvia.

Tudo o que lhe era ensinado era absorvia com muita facilidade e revelava uma humildade fora do comum. Anos mais tarde ganha uma pequena bolsa para o Liceu de Kumbakonam, onde desperta o espanto e a curiodade dos colegas e professores. A literatura descreve Ramanujan como um homem simples. Ele aproveitava todos os momentos para falar de matemática, inclusive recitava aos seus colegas de escola os algarismos decimais do número pi.

Com 12 anos tinha uma paixão pela trigonometria. Ainda na adolescência começou a estudar sozinho séries aritméticas e geométricas calculando soluções de polinómios de terceiro e quarto grau. Com 15 anos foi brindado com uma inusitada prenda. Fala-se que lhe ofereceram um livro com mais de 6 mil teoremas, todos sem demonstração. Terá sido essa a sua formação básica. Mas não ficamos por aqui...

Entre 1903 e 1907 tomou uma decisão radical que mudaria toda a sua vida.  Parou com tudo o que achava supérfluo na sua vida, dedicando todo o tempo a investigar e a pensar matemática.

Em 1912, motivado por companheiros e amigos, decidiu partilhar os resultados obtidos com 3 notáveis matemáticos da época. Apenas o inglês Godfrey Hardy (considerado o mais promissor matemático) lhe terá respondido. Numa noite fez-se dia, após ter recebido a carta de Ramanujan e, tentado a deitá-la fora, decidiu no entanto, sentar-se com o seu amigo Jonh Littlewood para a ler. Em bom tempo o fez. Puseram-se a decifrar 120 fórmulas e teoremas fabulosos que tinham recebido deste senhor desconhecido da India. Algumas horas bastaram para se aperceberem que estavam diante de um génio…da matemática.

Hardy ficou tão impressionado que decidiu anos mais tarde divulgar e tornar pública a sua própria escala de valores que definisse o que era um génio matemático.  Ramanujan era 100, 80 para David Hilbert, 30 para o seu amigo Littlewood e 25 para ele próprio. Chegou mesmo a comentar algumas das fórmulas enviadas e descobertas por Ramanujan quando com humildade referiu, "era forçoso que fossem verdadeiras, porque se não fossem ninguém poderia ter tido tanta imaginação para poder inventá-las".

Em 1914, Hardy convida Ramanujan para trabalhar consigo em Inglaterra, sendo o primeiro indiano a ser admitido na Royal Society de Londres e no Trinity College.

Conta-se aquando da sua estadia no hospital em Londres, Hardy terá ido visitá-lo. Em tom de brincadeira e para amaciar o momento, referiu a Ramanujan que tinha viajado num táxi cuja matricula era o 1729, um número sorumbático e insípido (ver mais em Curiosidade de Ramanajuan).

Lamentavelmente, 3 anos após a sua chegada à capital inglesa viria a morrer, não resistindo a uma indómita e fulminante tuberculose. 

Por Carlos Marinho

Publicado/editado: 23/12/2019