O matemático George Cantor nasceu em 1845 em São Petersburgo, na Rússia

Vida e Obra de...

George Cantor nasceu em 1845 em São Petersburgo, na Rússia, onde viveu toda a sua infância até aos onze anos de idade. O mais velho de seis filhos, tinha jeito para a música, não com dotes de cantor mas era considerado por todos um excelente violinista. O seu avô Franz Böhm, irmão do violinista Joseph Böhm foi um solista reconhecido, tocando inclusive na orquestra imperial russa. O pai de Cantor foi membro da bolsa de valores de São Petersburgo. 

Devido ao tempo frio e agreste da cidade russa, o pai de Cantor adoeceu, tomando a decisão unilateral de mudar-se com toda a família para a Alemanha em 1856, primeiro para Wiesbaden, depois para Frankfurt, em busca de um inverno mais ameno do que o de São Petersburgo.

Em 1860, Cantor formou-se com distinção na Realschule em Darmstad devido às suas habilidades excepcionais em matemática, nos conteúdos de trigonometria, que o fascinavam e tornaram-no admirado por muitos, atraíndo a atenção de figuras ilustres da área.

Em 1862, Cantor entrou na Instituto Federal de Tecnologia de Zurique. Depois de receber uma herança substancial com a morte do seu pai em junho de 1863, Cantor transferiu seus estudos para a Universidade de Berlim, onde assistiu a palestras de Leopold Kronecker, Karl Weierstrass e Ernst Kummer.

Passou o verão de 1866 na Universidade de Göttingen, doutorando-se em 1867. 

Cantor dedicou grande parte da sua vida académica á Teoria de Conjuntos, pela qual tinha uma predileção.

Morreu na Alemanha a 6 de Janeiro de 1918, tinha 72 anos de idade.

Publicado/editado: 06/03/2020