O matemático Grigori Perelman nasceu a 13 de junho de 1966 em Leningrado, na Rússia

Vida & Obra do Matemático...

O matemático Grigori Perelman nasceu a 13 de junho de 1966 em Leningrado, na Rússia.

Conhecido por ter apresentado uma demonstração da conjectura da Geometrização de Thurston, que tem como um caso particular a Conjectura de Poincaré, que era um dos sete maiores problemas da Matemática. Como esta demonstração foi apresentada quando tinha menos de 40 anos, Perelman tornou-se um forte candidato a receber uma Medalha Fields. Para além disso, sua demonstração foi confirmada e lhe valeu um dos Prémios Clay. Em 22 de Agosto de 2006, no Congresso Internacional de Matemáticos, realizado em Madri, Perelman foi contemplado com a Medalha Fields, tendo-a no entanto recusado.

Grigori Perelman tinha apenas 39 anos quando surpreendeu o mundo ao recusar receber a medalha e o prémio monetário. O russo vive com a sua mãe em São Petersburgo, cortou praticamente todos os contactos com os seus pares depois de propor uma solução para o complexo problema formulado em 1904 pelo francês Henri Poincarré. Perelman não quis receber o prémio em Madrid pelas mãos do ex-Rei de Espanha Juan Carlos.

Mais tarde, Perelman referiu à revista "The New Yorker", as suas primeiras declarações públicas em muitos anos. "O prémio é-me completamente irrelevante. Qualquer pessoa entende que, se a demonstração estiver correcta, não é necessário nenhum outro reconhecimento", afirmou numa entrevista publicada na revista norte-americana.

Publicado/editado: 13/06/2020