O matemático português José Morgado nasceu a 17 de Fevereiro de 1921...

Vida & Obra do Matemático...

O professor José Morgado nasceu na vila portuguesa de Alijó, distrito de Vila Real de Trás-os-Montes, na pequena aldeia  de Pegarinhos, a 17 de Fevereiro de 1921. Faria 98 anos de idade. Daqui a 2 anos celebra-se o seu centenário. Estudou na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto concluindo a licenciatura em Ciências Matemáticas em 1944. No ano seguinte foi contratado como assistente do Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa. 

Por razões políticas, em plena ditadura, em Junho de 1947, foi demitido e impedido de lecionar juntamente com outros professores como Bento Jesus Caraça, Ruy Luís Gomes, Mário Silva, Zaluar Nunes e Remy Freire (ver aqui  história deste período)

Atravessou o atlântico em Janeiro de 1960 lecionando  a disciplina de Matemática na Universidade Federal de Pernambuco no Brasil, onde se destacou pela qualidade do seu trabalho. Em 1967, conjuntamente com o também matemático Ruy Luís Gomes, deu início aos cursos de Mestrado em Matemática no Instituto de Matemática da Universidade Federal de Pernambuco.

Após o 25 de abril regressa a Portugal, em 4 de Outubro de 1974. Por depacho do Ministro da Educação e Cultura, foi reintegrado no lugar de assistente e professor do quadro, do Instituto Superior de Agronomia, da Universidade Técnica de Lisboa. Sensivelmente um mês depois, a 7 de Novembro de 1974 foi nomeado professor catedrático de Matemática Pura da Faculdade de Ciências do Porto. Em Julho de 1979 foi nomeado definitivamente professor catedrático.

Com 70 anos de idade, atingiu o limite de idade em 17 de Fevereiro de 1991, contudo continuou a leccionar até Setembro de 1998 para fortúnio de centenas de estudantes que tiveram oportunidade de "beber" da sua sabedoria, aprendendo com as suas aulas magníficas e de puro saber. Percorria a passo largo, sempre a pé, a distância de sua casa, junto ao Hospital de Santo António, no Porto até á faculdade, localizada nessa altura juntos aos Leões. Com uma qualidade acima da média, um sentido de humor apurado foi com esta forma muito pópria de ensinar espalhando todo o seu conhecimento para largas centenas de alunos que tiveram a sorte de usufruir das suas aulas. Defensor da liberdade, respeitou sempre a sua ciência e a pessoas a quem ensinava. Defendia a palavra matemática como ninguém. De forma merecida e emotiva, em 19 de Fevereiro de 1999 foi alvo de uma homenagem da Universidade do Porto.

Tem mais de uma centena de trabalhos publicados,essencialmente nas áreas de Álgebra e História da Matemática. 

José Morgado morreu a 8 de outubro de 2003 aos 82 anos de idade.

Por Carlos Marinho

 

Publicado/editado: 23/02/2019