O matemático russo Nikolai Ivanovich Lobachevsky nasceu a 1 de dezembro de 1792...

Vida & Obra do Matemático...

 

A sua terra natal é Níjni Novgorod, uma cidade da Rússia, situada nas margens do rios Volga e Oka. Naquele tempo, os russos diziam que Moscovo era o coração da Rússia; São Petersburgo, o cérebro e Níjni Novgorod, o Bolso.     

Desde muito cedo, revelou a sua paixão pela matemática, embora numa fase inicial a sua intenção fosse estudar medicina. Iniciou um complexo curso que envolveu duas ciências, a matemática e a física. Aos 14 anos estava preparado para ingressar na Universidade de Kazan, fundada há pouco tempo, iniciando os seus estudos superiores em 1807 com apenas 15 anos. Passou quarenta anos da sua vida ligado a esta universidade, primeiro como aluno, depois com apenas 23 anos foi bibliotecário, conservador do museu e, por fim professor ajudante (1824), professor ordinário (1826), reitor (1827), cargo que ocupou até 1846.  
 
A sua fama surgiu após ter sido o primeiro matemático a publicar uma descrição de uma geometria não-euclidiana. A geometria não-euclidiana que Lobachevsky desenvolveu é referida como a geometria hiperbólica. 
  
Quando um novo reitor foi nomeado para a universidade em 1847, Lobachevsky compreendeu que não poderia retornar ao cargo. Triste pela decisão dos seus superiores, que o afastaram do cargo que desempenhara com tanto carinho e abalado pela perda de seu filho, Lobachevsky nunca mais recuperou e veio a falecer, já completamente cego, pouco depois do aniversário 50 da Universidade de Kazan.    

Morreu em 1856 com quase 64 anos.                              

Por Carlos Marinho

Publicado/editado: 01/12/2018