O Origami no Espaço

Clube de Matemática SPM

O estudo do origami e a sua prática envolvem vários tópicos de relevo da matemática. 

Esta arte antiga japonesa de dobrar papel, transforma o potencial de um pedaço de material sem alterar o seu volume ou o seu peso - as dobragens maximizam a funcionalidade de um material com a sua compressão. 

O origami tem uma grande importância prática. Um dos exemplos de aplicação está na “Miura Fold” que é usada pela NASA na construção dos painéis solares dos satélites. Leia aqui o artigo “NASA recorre ao Origami para dobrar painéis solares” que fala da dobragem Miura e da sua funcionalidade.

Na engenharia espacial, o origami é aplicado como um método de organização de bagagem para viagens espaciais, aumentando a flexibilidade das estruturas espaciais e melhorando a precisão do movimento robótico.

O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA é líder em engenharia espacial de origami. Robert Salazar, estagiário de laboratório, referiu que “o origami oferece o potencial de pegar numa vasta estrutura e fazê-la caber dentro do foguete, ampliando muito o que somos capazes de construir no espaço”.

Por exemplo, o Starshade usa o origami para tornar a expansão possível sem investir energia e recursos para que um astronauta humano execute a missão manualmente. Conheça o Starshade no vídeo seguinte. 

Embora os robôs possam realizar ações das quais os humanos são incapazes, os instintos humanos não se podem programar neles. No entanto, a natureza mecânica da dobragem de material torna as direções muito mais precisas para os robôs entenderem. O origami serve como uma linguagem comum que os robôs podem interpretar facilmente no espaço. Samuel Felton, professor assistente da Northeastern University, e a sua equipe, desenvolveram robôs dobráveis que são um dos primeiros a adotar esta linguagem. A eletricidade passa pela placa de circuito como sangue a correr nas veias, e o robô começa a andar depois de dobrar as partes do seu corpo. Felton acredita que estes robôs podem ser implantados em missões espaciais num futuro distante. Conheça estes robôs no vídeo seguinte.


Fonte: https://www.nytimes.com/2021/04/29/learning/origami-in-space-engineering-rediscovering-the-meaning-of-discovery.html
             https://pt.wikipedia.org/wiki/Origami

 

Por Adília Marinho

Publicado/editado: 11/11/2021