Quadrantes por Francisco Fernandes - Quadrantes da História ou a História em Quadrantes?

Eixos de Opinião de Setembro de 2021

 

 

 

 

Francisco Fernandes - Arqueólogo e Professor de História


Título: Quadrantes da História ou a História em Quadrantes?

Acedendo ao convite formulado pelo Clube da Matemática da prestigiada Sociedade Portuguesa de Matemática, convite que muito nos honra, retomamos hoje a presença mensal com algumas linhas destes artigos de nome Quadrantes.

São apenas pequenas “estórias” da nossa história, nacional ou mesmo mundial, contadas através de Quadrantes.

Tal como a Geometria divide em quatro partes iguais uma circunferência, também a História pode dividir as suas “estórias” em quatro partes iguais, de forma a simplificar as suas narrativas e a chegar rapidamente e com poucas palavras a todos os leitores.

O primeiro quadrante procura despertar no leitor a necessidade de conhecer aquela história. No segundo, iniciamos a aventura através de desafios colocados ao leitor. No terceiro, encontramo-nos no meio do enredo e aprisionados pela sua teia, tomando normalmente um posição num dos lados da história. E por fim, no quarto quadrante, tal como num círculo, voltamos ao ponto de partida, refletindo sobre as mudanças que aquela “estória” nos provocou.

No final, esperemos pintar, tal como Kandinsky produziu no seu quadro Círculos Concêntricos, de 1913, uma séria de  circunferências, todas elas diferentes em tamanho, cor e mesmo formas, para que possamos conhecer outros “Quadrantes da História”.

 

Publicado/editado: 21/09/2021