Quadrantes por Francisco Fernandes - Canadá ou Canada? Será que afinal foram os portugueses que deram o nome a esta terra gelada?

Eixos de Opinião de Janeiro de 2022

 

 

 

 

Francisco Fernandes - Arqueólogo e Professor de História


Título: Canadá ou Canada? Será que afinal foram os portugueses que deram o nome a esta terra gelada?

Janeiro é verdadeiramente o mês do Inverno. Apesar de estarmos num período em que os dias começam já a crescer, cujo provérbio português tão bem ilustra “De Santa Luzia ao Natal, salto de pardal. Do Natal a Janeiro, um salto de carneiro”; o frio é bastante vincado durante este período. 

Por isso, durante este mês lembro-me sempre de um primo meu que vive há quase 40 anos no Canadá. Lembro-me porque, além deste mês ser o mês do seu aniversário, sempre que falamos e eu falo do frio e ele envia-me as imagens e os relatos das suas aventuras na neve, por vezes com 40º negativos.

Mas a que propósito vem agora esta recordação familiar, perguntarão os leitores. Porque sempre que me lembro dele, lembro-me que afinal o nome daquele país que o acolheu tem afinal uma raiz portuguesa. 

Apesar de comummente ser aceite que a palavra Canadá vem de uma palavra indígena iroquesa que significa povoação, fruto de uma referencia feita pelo explorador francês Jacques Cartier em 1535, a verdade é que a origem do nome é um pouco anterior e de origem portuguesa.

Antes da exploração e colonização francesa daquele território, já os portugueses por lá tinham estado, nomeadamente o navegador algarvio originário de Tavira João Vaz de Corte Real.

Na sequência das viagens de descoberta das ilhas das Flores e do Corvo, realizadas em 1452 por Diogo de Teive, numa viagem iniciada antes de 1472, Corte Real, acompanhado de Pêro de Barcelos, João Labrador e outros navegadores, estiveram naquilo que eles referem como Terra dos Bacalhaus ou Terra Nova, por volta de 1474, tendo regressado a Portugal pelos Açores, mais concretamente pela ilha Terceira.

Esta referencia surge mesmo em documentos históricos de historiadores como Las Casas e Fernando Colon, mencionando que a família Corte Real tinha descoberta a Terra dos Bacalhaus antes de 1484.

Aliás, o nome dado à península de Labrador é mais uma memória ao navegador João Labrador, o primeiro a avistar aquele território.

Porquê Portugal nunca reivindicou esta descoberta? Na época fruto da política de sigilo e de todos os esforços voltados para a Índia, nunca se afigurou importante reivindicar a posse daquelas terras, tanto mais que elas até ficavam na zona de influência castelhana, à luz do Tratado de Alcáçovas.

Mas afinal donde vem o nome? Canadá surge de Canada, topónimo dado nas zonas rurais litorais aos locais onde eram plantadas em fila canas, de forma a criar-se divisórias entre as propriedades e de cercas naturais. Mas Canada é também o termo usada para demarcação lateral de um curso de água navegável numa zona de baixios, de forma a servir de orientação aos navegadores, impedindo as embarcações de encalharem. 

Ora em Tavira, existe mesmo a localidade e a rua da Canada, terras que pertenceram à família Corte Real, bem como na ilha Terceira, nas terras que pertenceram ao navegador, tendo por isso ele utilizado o mesmo topónimo para designar o canal natural de entrada do Atlântico para o interior do continente norte-americano, através do rio São Lourenço.

Contudo, a evolução da colonização do território norte-americano feito por outros povos, já durante a união ibérica, fez desaparecer estas várias referencias à presença portuguesa na exploração precoce das terras canadenses, e da América do Norte, uns bons anos antes de Cristóvão Colombo. Mas isso são já outros Quadrantes.

 

Publicado/editado: 21/01/2022