Se e Só Se por José Carlos Pereira - O Clube do Quebra Caco

Eixos de Opinião de Setembro de 2019

José Carlos Pereira - Professor de Matemática. Autor de Livros Escolares. Responsável pelo Site Recursos para Matemática.(Ler +).


Título: O Clube do Quebra Caco

No exacto momento em que começo a escrever o artigo deste mês, o Paulo Afonso, um dos dinamizadores do Clube do Quebra Caco (CQC), acaba de partilhar o problema da imagem seguinte iniciando assim mais uma semana de actividade no clube:

 

O CQC é relativamente recente, surgiu, em Fevereiro, no gabinete da ESE de Castelo Branco que o Paulo partilha com outros dois membros do clube, o Nuno Santos e a Dolores Alveirinho. Aos três, juntaram-se o José Filipe, o António Lopes e o Ricardo Portugal. Em comum, os seis têm a paixão pela Matemática e pela resolução de problemas.  

Ao longo destes meses de actividade foram partilhados dezenas de problemas matemáticos de várias tipologias. Em cada dia da semana, um dos seis membros propõe um problema. Gosto especialmente daqueles cuja resposta e/ou a interpretação não é única. São os que provocam maior discussão e por vezes, competição. Há dias, partilharam este:

Eu apresentei logo uma solução, 5 x (5 + 5 + 5 + 5), depois surgiram muitas outras, como esta (5 – 5/5) x 5 x 5 ou ainda esta 33 x 3 + 3/3 e depois muitas outras. Passei uma boa hora e meia e tentar arranjar forma de escrever o 100 com cinco algarismos iguais. A dada altura, parecia que entre os participantes naquela tertúlia virtual havia uma espécie de competição pela apresentação da solução mais elegante. Foram surgindo respostas que utilizavam radicais, logaritmos e a noção de factorial de um número.  

Se o leitor tiver uma resposta para estes dois problemas, pode partilhá-las aqui e aqui

Como estes há muitos outros problemas que nos proporcionam muitos momentos de diversão matemática. No dia em que este texto for publicado, o CQC já publicou mais alguns desafios, pelo que o convido a passar pela página do Clube do Quebra Caco e a tentar responder ao que por lá vão publicando. Não se vai arrepender! 

Ao Paulo, ao Nuno, à Dolores, ao José, ao António e ao Ricardo, como dizem lá na sua terra, Castelo Branco, bem hajam pelos bons momentos que nos oferecem. 

Deixe o seu comentário a este artigo na página do Facebook do Clube SPM.

Publicado/editado: 03/10/2019