José Carlos Pereira - Professor de Matemática. Autor de Livros Escolares. Responsável pelo Site Recursos para Matemática e Autor do Canal no Youtube – MathSuccess Fátima (Ler +)
Título: Como Ser Bom a Matemática?
A ideia para o texto deste mês surgiu depois de uma publicação feita no grupo do Facebook “Recursos Para Matemática”, por um dos seus membros, o Ricardo Ferreira.
Nessa altura, o Ricardo estava a escrever um artigo para o seu site sobre “Como Ser Bom a Matemática” e questionou os membros do grupo sobre este tema. O Ricardo já escreveu o seu texto, que pode ser lido aqui, e, aproveitando essa eventual leitura, recomendo que naveguem pelo seu site, tenho a certeza que não se irão arrepender.
Talvez a primeira pergunta a fazer devesse ser algo do género "Como fazer um aluno gostar de Matemática?" ou "Como ajudar um aluno a encontrar a beleza da Matemática?”.
Para nós, que gostamos, são quase perguntas de retórica. Como pode haver quem não goste e quem não veja a sua beleza? É quase uma blasfémia não gostar!
A aversão à Matemática começa, em muitos casos, quando os resultados começam a não ser os melhores e isso pode acontecer em diferentes fases da vida escolar. Quantos de nós já tivemos alunos que tinham bons resultados até um determinado período, mas que a partir daí, com as notas menos boas, desenvolveram um sentimento de rejeição em relação à Matemática? É verdade que também há alunos que começam a gostar de Matemática quando os seus resultados começam a ser bons, mas, pelo menos pela minha experiência, esta parece-me ser uma situação mais incomum.
Portanto, na minha perspectiva, primeiro temos de trazer os alunos para a equipa "Adoro Matemática". Depois disso será mais fácil fazer com que entrem na equipa "Sou Bom a Matemática". Isto não quer dizer que não haja quem não goste de Matemática e seja bom a Matemática, ou quem não seja bom a Matemática e que goste de Matemática, mas parece-me que se conseguirmos fazer com que os alunos gostem de Matemática, eles estarão mais perto de serem bons a Matemática.
O que é que dificulta esta tarefa?
É que não há uma receita que possa ser aplicada a qualquer aluno, tipo um teorema:
"Se é aluno, então fazemos isto, isto e isto, e o aluno gostará de Matemática"
Era bom que existisse um teorema desses, e já agora o seu corolário:
"Se o aluno gosta de Matemática, então se fizermos isto, isto e isto, será bom a Matemática"
A nossa vida, de professores de Matemática, ficaria muito mais simples e bem menos angustiante.
Infelizmente não há uma receita mágica, pelo menos que eu conheça - se alguém tiver, partilhe-a, por favor! Cada aluno é um caso único, o que funciona para uns, não funciona para outros.
Foi mais ou menos isto que escrevi num comentário à publicação do Ricardo e achei que poderia transpor esta minha opinião para este texto do Se e Só Se.
No dia seguinte, o Rui Pereira, um outro membro do grupo, partilhou um projecto que estava a desenvolver com os seus alunos no Agrupamento de Escolas de Carrazeda de Ansiães, A “Horta Pitagórica”, da qual deixo três fotos:
Este projecto foi proposto aos alunos do Rui na sequência do estudo do teorema de Pitágoras. Os alunos aceitaram, envolveram-se, e os resultados foram surpreendentes. As notas melhoraram, não só a Matemática, mas também às restantes disciplinas.
Talvez o Rui tenha encontrado para estes alunos o teorema que leva os alunos a gostar de Matemática e, consequentemente, o seu corolário, que os leva a ser bons a Matemática. Pelo menos conseguiu entusiasmá-los, levando-os a ver a Matemática a ser aplicada no terreno. Literalmente!
O Rui e os seus alunos estão de parabéns!
A Matemática tem tanto de bela como de difícil, é cumulativa, característica que muito contribui para essa dificuldade. Como tal, o "ser bom a Matemática" envolverá sempre um trabalho empenhado, sério, dedicado e persistente. Claro que gostar de Matemática ajuda, muito.