Se e Só Se por José Carlos Pereira - Novas Oportunidades

Eixos de Opinião de Novembro de 2020

José Carlos Pereira - Professor de Matemática. Autor de Livros Escolares. Responsável pelo Site Recursos para Matemática. (Ler +).


Título: Novas Oportunidades

Este texto e o próximo não estarão directamente relacionados com a Matemática, terão um cunho mais pessoal. Se quiserem, mais intimista. 

A Pandemia virou as nossas vidas do avesso. De repente, sem que nada o fizesse adivinhar, tivemos de nos adaptar a uma nova realidade que teima em não nos abandonar. Há quem lhe chame o “novo normal” mas eu prefiro chamar-lhe “o anormal passageiro”. Acho que é o que todos desejamos que seja, um tempo anormal passageiro e não um novo tempo normal que venha para ficar. 

Em Março, quando me confinei, umas das primeiras preocupações que tive foi a de encontrar uma forma eficaz de continuar a acompanhar os meus alunos das explicações. A minha primeira ideia foi a de construir um suporte para o telemóvel, para que, utilizando o Messenger, o Skype ou o WhatsApp, os meus alunos pudessem acompanhar em tempo real o que eu ia escrevendo. Recorrendo então às minhas habilidades de marceneiro, aprendidas com o meu tio João, nos muitos anos que passei a trabalhar na sua marcenaria, e com uns pedaços de MDF que tinha na minha garagem, rapidamente fiz o suporte da imagem seguinte.   

Antes de continuar abro aqui um parêntesis para falar do meu tio. É um marceneiro de excepção, tão ou mais apaixonado pela sua profissão do que eu sou pela minha. Só a perfeição é suficiente para ele, não consegue entregar um trabalho sem que o mesmo, na sua óptica, esteja perfeito. É também um curioso pela Matemática. Não são raras as vezes que me liga a perguntar se há alguma “maneira matemática” de fazer um determinado trabalho, tentando com isso optimizar o trabalho que está a fazer nessa altura. Num dos próximos artigos irei relatar uma das conversas sobre Matemática e sobre o seu trabalho que tive com ele. 

Voltando ao texto, cheguei a fazer um suporte deste tipo para um amigo, também ele professor de Matemática, mas mais elaborado. Era desmontável para que o pudesse enviar por correio. Ele só teve de o montar. 

O da imagem serviu minimamente para aqueles primeiros quinze dias de confinamento, os últimos quinze dias do segundo período. Contudo, rapidamente cheguei à conclusão que não poderia continuar com este método. Apesar de os alunos conseguirem ver perfeitamente tudo o que eu escrevia, no final tinha de fotografar todas as folhas e enviar para os alunos. Não era difícil de o fazer, mas era fastidioso e tomava-me algum tempo. Não era prático. 

Há muitos anos que queria comprar uma mesa digitalizadora para começar a fazer alguns vídeos. Foi o que fiz a seguir. Procurei a melhor plataforma para começar a dar as minhas explicações online e o melhor software para usar em conjunto com a mesa que tinha adquirido. Encontrei o que melhor servia as minhas pretensões.

O que aconteceu nas semanas seguintes mudou, literalmente, a minha forma de dar explicações, mas isso fica para o próximo texto.

 

Publicado/editado: 03/11/2020