Se e Só Se por José Carlos Pereira - Um Diálogo Online

Eixos de Opinião de Dezembro de 2019

José Carlos Pereira - Professor de Matemática. Autor de Livros Escolares. Responsável pelo Site Recursos para Matemática.(Ler +).


Título: Um Diálogo Online. 

Já não é a primeira vez que escrevo sobre pequenos momentos que se desenrolam durante as minhas explicações de Matemática. Desta vez o que vou relatar a seguir não ocorreu numa dessas minhas aulas, mas é como se se tivesse passado. 

Todos os dias esclareço dúvidas dos meus alunos (e não só) fora do período em que estão comigo presencialmente. Para facilitar a interacção formei alguns grupos no WhatsApp e um fórum de dúvida no MathSuccess, onde os meus alunos podem contactar-me sempre que precisarem. Na altura de testes, como esta de final de período, os pedidos de esclarecimento de dúvidas aumenta bastante.

Há uns dias uma aluna minha pediu-me para esclarecer uma dúvida sobre uma questão de escolha múltipla que envolvia a determinação dos valores de x que são solução da seguinte equação trigonométrica:

I tg x I = 1 

A primeira coisa que escreveu foi o seguinte:

“Stor, eu consegui resolver a equação, mas nenhuma das opções corresponde à solução a que cheguei e eu acho que fiz bem.”

A partir daqui o nosso diálogo foi mais ou menos o seguinte:

“– Mostra lá como fizeste.

– Fiz assim stor:

 

Aqui percebi qual era a dificuldade da minha aluna. Uma das opções de resposta, que é equivalente à condição a que ela chegou, era: 

 

O diálogo prosseguiu comigo a pedir-lhe para representar na circunferência trigonométrica onde é que a tangente e igual a - 1 e onde é que é igual a 1. Insisto muito com os meus alunos para utilizarem esta ferramenta. Considero-a essencial no estudo da Trigonometria, estou constantemente a usá-la e a incentivá-los para que façam o mesmo. Chego a ser chato!

A minha aluna lá fez o que lhe pedi e enviou-me uma imagem semelhante à seguinte:

Ao ver a imagem escrevi:

“– Só aí? Não há mais?”

E quase de imediato obtive uma resposta:

“– Não! Há, ainda faltam os do outro lado.

– Então desenha lá novamente e tenta chegar à opção correcta.”

Passado algum tempo, mais uma imagem, agora completa, mas acompanhada por um “e agora stor?”:

“– Agora já está. Partindo do pi/4 os valores de x para os quais se tem |tgx| = 1 repetem-se que “quanto em quanto”?

– De 2pi/4 em 2pi/4!

– Ou seja, de pi/2 em pi/2, certo?

– Sim stor, certo.

– Então a solução a que chegaste é equivalente a…?”

Alguns minutos depois:

“– Ahhhhhh! Obrigado stor, já percebi:

 

Na altura em que esta minha aluna me pediu ajuda rabisquei logo a resolução no meu caderno para lhe enviar, mas resisti a esse primeiro impulso e não a enviei. Com isso dei-lhe oportunidade de reflectir sobre o que tinha feito e foi ela que, com a minha ajuda, percebeu que a condição a que tinha chegado era equivalente à condição que estava numa das opções. Além de ter sido mais uma oportunidade para lhe mostrar a importância da Circunferência Trigonométrica no estudo da Trigonometria, foi uma forma de a fazer sentir que tinha todas as razões para estar confiante na sua resolução. Afinal estava correcta.     

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Publicado/editado: 03/12/2019