Tábua babilónica com 3700 anos com o exemplo mais antigo conhecido de geometria aplicada

Notícias Clube SPM

O matemático australiano, Daniel Mansfield, da Universidade de New South Wales (UNSW) localizou no Museu Arqueológico de Istambul o que pode ser o exemplo mais antigo conhecido de geometria aplicada, numa tábua de argila babilónica com 3700 anos.

Conhecida como Si.427, a tábua apresenta o plano de um campo e mede os limites de algumas terras. A tábua usa ternos pitagóricos pelo menos 1.000 anos antes de Pitágoras.

Na escrita cuneiforme, com os seus recortes característicos em forma de cunha, a tábua descreve um campo que contem áreas pantanosas, além de uma eira e uma torre.

Mansfield afirmou que: 

“Si.427 is about a piece of land that’s being sold.”

Mansfield referiu ainda:

“Now that we know what problem the Babylonians were solving, that recolours all the mathematical tablets from this period. You see mathematics being developed to address the needs of the time.”

O Si.427 contém três ternos pitagóricos: 3, 4, 5; 8, 15, 17; e 5, 12, 13.

Refira-se que os babilónios usavam o sistema numérico de base 60, o que tornava difícil trabalhar com números primos maiores que cinco.

A tábua data do período da Antiga Babilónia, entre 1900 e 1600 a.C., e foi descoberta no final do século 19 onde é hoje o Iraque. 

Em 2017 Mansfield e Norman Wildberger, professor associado da UNSW, identificaram uma outra tábua de argila babilónica, a Plimpton 322, que contém a tabela trigonométrica mais antiga e precisa do mundo. Especularam que esta tábua provavelmente teria algum uso prático na época, possivelmente teria sido usada nos cálculos da construção de templos, palácios e pirâmides.

Uma questão que ainda intriga Mansfield sobre o Si.427 é o número sexagesimal “25:29” - semelhante a 25 minutos e 29 segundos - que está gravado na parte de trás da tábua.

Mansfield questiona:

“Is it part of a calculation that they performed? Is it an area that I haven’t come across yet? Is it a measurement of something? It’s really annoying to me because there’s so much about the tablet that I understand. I’ve given up trying to figure out what that one is.”

 

Fonte: https://www.theguardian.com/science/2021/aug/05/australian-mathematician-discovers-applied-geometry-engraved-on-3700-year-old-tablet
            https://www.theguardian.com/science/2017/aug/24/mathematical-secrets-of-ancient-tablet-unlocked-after-nearly-a-century-of-study

Por Adília Marinho

 

Publicado/editado: 09/09/2021