Teoria de Jogos por Alda Carvalho - Jogos Matemáticos com Papel e Lápis

Eixos de Opinião de Dezembro de 2019

Alda Carvalho - Docente do Ensino Superior e Investigadora do CEMAPRE/ISEG


Título: Jogos Matemáticos com Papel e Lápis

Se alguma vez teve vontade de jogar um jogo matemático, mas não tinha o material necessário, este artigo apresenta algumas dicas. Precisa apenas de papel, lápis e uma boa escolha de um jogo. 

Primeiro, é importante que o tabuleiro seja fácil de desenhar (por exemplo, um quadriculado). Para jogos com tabuleiros mais elaborados (por exemplo, o HEX), sugerimos que o prepare uma vez e faça cópias.  Segundo, é importante garantir que quando uma jogada é feita no tabuleiro, as peças jogadas não se movam mais até ao final do jogo (ou não voltam a essas casas). Muitos jogos não têm esta propriedade (característica definidora dos chamados «jogos de papel e lápis»); por exemplo, em jogos como o XADREZ, as peças movem-se no decorrer do jogo. 

Pela primeira vez, todos os jogos do CNJM gozam desta propriedade. As regras dos seis jogos escolhidos para a 16.ª edição podem ser consultadas em http://ludicum.org/cnjm.

Comecemos pelos mais fáceis de implementar na versão papel e lápis. O CÃES E GATOS, o RASTROS e o DOMINÓRIO são jogados em grelhas rectangulares (8x8, excepto 7x7 para o RASTROS). No CÃES E GATOS, as peças são colocadas no interior das casas. Basta definir o símbolo de cada um dos jogadores, por exemplo, «X» e «O». No RASTROS há uma única peça partilhada pelos dois jogadores, pode ser utilizado o símbolo «O».  Apesar de essa peça se movimentar, ela vai deixando rastro e essas casas são eliminadas do tabuleiro (símbolo «X»). Relativamente ao DOMINÓRIO, em cada jogada, uma peça de dominó é colocada (na vertical ou na horizontal), ocupando duas casas. Na versão papel e lápis, essas casas podem ser pintadas, traçadas ou eliminadas com um símbolo.  

Nos restantes jogos, a implementação também é possível. Relativamente ao PRODUTO, a maior dificuldade é o tabuleiro, uma vez que se trata de uma grelha hexagonal (http://ludicum.org/cnjm/2019-2020-cnjm16/tabuleiros-para-imprimir-e-jogar-com-lapis-e-papel/view). Neste jogo, as peças são colocadas no interior dos hexágonos e, tal como nos jogos anteriores, basta definir o símbolo de cada um dos jogadores. No ATARI GO é preciso ter em atenção que, sendo um jogo da família do GO, as peças são colocadas nas intersecções. Para se distinguir bem as peças de cada um dos jogadores, sugerimos o símbolo «•» com 2 cores distintas (caso não seja possível, pode usar-se um círculo cheio/vazio). Por último, o SEMÁFORO é jogado numa grelha rectangular 3x4. Neste jogo, as peças são colocadas numa casa vazia de forma a percorrer as três cores do semáforo. Sendo assim, sugerimos um símbolo que vá sendo desenhado de forma cumulativa (verde «-», amarelo «+», vermelho «O»).

 

Publicado/editado: 05/12/2019